O trauma pode ocasionar inflamação, edema e espasmo do músculo piriforme, levando a compressão do nervo contra o ísquio. As inflamações crônicas do piriforme habitualmente são consequentes de uma variação anatômica, como, por exemplo, a passagem anormal do nervo ciático através do músculo piriforme.
Deitar sobre as costas, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Contrair os músculos abdominais e encostar a coluna no chão. Manter a posição por 5 segundos e relaxar. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
Ressonância Magnética. Podem ser solicitadas ressonâncias da coluna e do quadril. Não raramente, a Síndrome do Piriforme pode se confundir com uma compressão do nervo ciático na coluna, como nos casos de hérnia de disco.
Sintomas da Síndrome do Piriforme
Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).
Os principais sintomas de problemas no nervo ciático são as dores na parte posterior da perna e glúteo, dores na perna em forma de choque, queimação e formigamento. Em casos mais graves, a ciatalgia pode causar perda de força e mobilidade dos membros inferiores.
Dor no nervo ciático - O que fazer para aliviar a dor