1 Samuel 13:5 – Os filisteus reuniram-se para lutar contra Israel, com três mil carros de guerra, seis mil condutores de carros e tantos soldados quanto a areia da praia. Eles foram a Micmás, a leste de Bete-Áven e lá acamparam.
Jeremias 17:5 – Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.
2 Crônicas 13:16 – Os israelitas fugiram dos soldados de Judá, e Deus os entregou nas mãos deles.
2 Samuel 10:18 – mas acabaram fugindo de diante de Israel. E Davi matou setecentos condutores de carros de guerra e quarenta mil soldados de infantaria dos arameus. Soboque, o comandante do exército, também foi ferido e morreu ali mesmo.
Uns confiam em carros e outros em cavalos: é muito comum muitos dos seres humanos confiarem nos carros ou até mesmo em cavalos, e as vezes deixar de confiar no senhor.
O Pai salvou o Filho do pecado, do orgulho, da autossuficiência, do fracasso, ou dentre diversos outros sentidos.
Devido ser uma guerra, ele podia muito bem ter posto sua confiança em suas armas e até mesmo nos seus soldados. Porém, ele prefere seguir no caminho da fé, colocando sua confiança em Deus.
Cumpra o Senhor todas as tuas petições: Você consegue ver que novamente a oração demonstra a confiança de que Deus ouviria e cumpriria as orações de Seu rei.
Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé: Aqui Davi mostra que a confiança no senhor é algo que realmente funciona, e que a sua fé pode levar ao sucesso.
Isaías 30:16 – Vocês disseram: ‘Não, nós vamos fugir a cavalo’. E fugirão! Vocês disseram: ‘Cavalgaremos cavalos velozes’. Velozes serão os seus perseguidores!
Isaías 31:1 – Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!
Deus salvaria (salva) o rei (Seu ungido). Durante os seus estudos bíblicos, é muito comum que você esculte essa palavra “ungido”.
Agora sei que o Senhor salva o seu ungido: Nesse trecho da oração que foi realizada, conseguimos ver que Davi mais uma vez expressou sua grande confiança de que Deus responderia às orações de Seu povo.
Lembre-se de todas as tuas ofertas: Como de costume, sempre era feito um sacrifício em momentos importantes, como esse, que está prestes a ocorrer uma batalha. Essa oração é mais uma destinada para que o senhor veja e receba seus sacrifícios antes da guerra.
2 Samuel 8:4 – Davi se apossou de mil dos seus carros de guerra, sete mil cavaleiros e vinte mil soldados de infantaria. Ainda levou cem cavalos de carros de guerra, e aleijou todos o outros.
No dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião: Aqui Davi pede a Deus que lhe ajude de diversas formas diferentes, e esteja olhando para ele nessa batalha.
2 Crônicas 20:12 – Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”.
Nesse sentido, talvez seja por esse motivo, que para muitos cristãos, esse capítulo seja tratado como uma priorização da oração nos momentos difíceis.