O sabugueiro é um arbusto com flores brancas e bagas pretas, também conhecida como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, cujas flores podem ser utilizadas para preparar um chá, que pode ser usado como auxiliar no tratamento da gripe ou resfriado.
Essa vitamina, em abundância no sabugueiro, também é importante para a saúde e elasticidade da pele, já que participa da formação do colágeno, substância de sustentação dos tecidos.
A ingestão em excesso das flores da planta pode causar complicações gastrointestinais como náusea e diarreia. A bebida pode trazer reações alérgicas como efeitos colaterais. Caso experimente algum problema do tipo ao ingerir o chá, busque ajuda de um médico o mais rápido possível.
O sabugueiro é composto por diversos nutrientes, como por exemplo, potássio, carboidratos, gorduras boas, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.
Por conta dos seus poderes medicinais, o banho da planta é muito utilizado para combater diversos males. Os principais deles são os problemas de coceira na pele, gripe, problemas respiratórios, catapora e até mesmo a dengue.
A planta é encontrada em lojas de produtos naturais e tem um longo histórico na medicina tradicional. O chá é feito com as flores desidratadas do sabugueiro e está associado aos seguintes benefícios para a saúde:
Graças ao seu baixo valor calórico e alto teor de fibras, o Sabugueiro pode ajudar uma pessoa a manter um peso saudável, quando consumido como um substituto para lanches ricos em calorias.
O nome científico do sabugueiro é Sambucus nigra, e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres, devendo ser usado com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.
Atenção: “O Dr. Saúde é um site de caráter informativo sobre saúde, nutrição e bem estar e não substitui o aconselhamento e acompanhamento de médicos profissionais, como diagnóstico ou tratamento”.
Os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.
O Sabugueiro é rico em vitamina C que, como todos sabem, é uma das vitaminas mais importantes para o corpo humano. Encontrada em diversas frutas e plantas, a vitamina C é responsável por proteger o corpo de diversas doenças, como gripes, resfriados e invasões bacterianas.
Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir variadas reações alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contraindicado para grávidas e lactantes. Lembre-se que todo remédio, inclusive o natural, só deve ser utilizado sob orientação médica.
Um dos benefícios do chá de sabugueiro se deve as suas substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde, como por exemplo, doenças cardíacas, câncer e derrame.
Além disso, a ação diurética do sabugueiro também garante que pessoas com inchaço advindo da retenção de líquido sejam beneficiadas com o consumo deste chá. Com isso, o chá com folhas de sabugueiro é popular entre as pessoas que desejam eliminar líquidos através da urina e emagrecer de forma natural.
A indicação mais importante para aqueles que desejam consumir o chá de sabugueiro é a seguinte: evite excessos. Quando consumido de forma desenfreada, o sabugueiro pode gerar reações alérgicas.
No entanto, seus frutos não amadurecidos, casca e folhas também são conhecidos por serem altamente tóxicos e causarem problemas estomacais. Entenda:
O chá de folha de sabugueiro é considerado seguro para a maioria das pessoas quando consumido em quantidades moderadas. No entanto, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças pequenas devem evitar o seu consumo sem orientação médica.
Um estudo mostrou que, dependendo do método usado para medir as antocianinas, um suplemento poderia alegar conter 762 mg / L, mas na verdade contém apenas 4 mg / L. Portanto, determinar os efeitos dos produtos atualmente disponíveis pode ser difícil (confira aqui o estudo a respeito: 17).
Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.
O benefício mais interessante do sabugueiro para a saúde é sua ação no fortalecimento do sistema imunológico. O chá com as folhas de sabugueiro melhora seu sistema imunológico, o que garante que sua saúde seja protegida.
Isso contribui com o tratamento de diversas condições de saúde como por exemplo: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, e etc.
Ferva a água com o açúcar, deixe esfriar, coloque o sumo e as raspas de limão e as flores de sabugueiro. Deixe descansar por 24 h, coberto com um pano de linho ou uma fralda.
O sabugueiro (Sambucus nigra), pertence à família das Caprifoliáceas. Encontra-se quase sempre na forma de arbusto ou árvore pequena, de três a seis metros de altura. O tronco possui uma casca parda e acinzentada, quebradiça, nodosa, de odor desagradável.
Ferva a água com o açúcar até que este se dissolva completamente. Deixe arrefecer a calda. Num recipiente grande coloque as rodelas dos limões e faça camadas com as flores, despeje a calda do açúcar. Feche o frasco ou tape o recipiente onde fez o xarope e deixe em infusão.
Assim, o sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras e reumatismo.
Alguns excelentes chás para pneumonia são os de sabugueiro e folhas de limoeiro, pois têm substâncias que ajudam a acalmar a infecção e a eliminar o catarro que aparece com a pneumonia....Ingredientes
Para preparar um chá de sabugueiro, misture duas colheres de sopa das flores em um litro de água. O ideal é consumir de duas a três xícaras ao dia, preferencialmente com orientação médica.
Remédios caseiros para soltar o catarro
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento
1. Xarope de cebola e alho. O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.
Como manter os seus pulmões saudáveis
Sete maneiras de aumentar sua capacidade pulmonar
Para aumentar a concentração do nível de oxigênio no corpo e prevenir doenças, basta seguir algumas dicas básicas, como: beber bastante água para auxiliar a circulação de sangue; praticar exercícios físicos aeróbicos; respirar adequadamente de maneira lenta por cerca de 12 minutos, a partir do diafragma e pelo nariz; ...
Confira os principais exercícios para respirar melhor
Veja abaixo como realizá-los:
Respiração diafragmática Para fazer, fique na cadeira mesmo, em posição confortável. Coloque a mão no abdômen e, ao inspirar, sinta a mão ser levada para fora. Faça isso até os pulmões se encherem de ar, depois solte. Isso induz a um estado de relaxamento.
Pratique a respiração quadrada Segure o ar nos pulmões, sempre contando lentamente até três. Depois, solte o ar lentamente, no mesmo tempo. Após a expiração, mantenha-se sem ar, contando lentamente até três também", ensina a educadora física Aline.
Outra dica é sempre reservar um tempo para respirar adequadamente ao longo do dia. Pode ser na hora de acordar ou minutos antes de dormir. Um bom exemplo é ficar deitado com o peito para cima, mantendo os braços relaxados. Inspire o ar pelo nariz e encha o pulmão, soltando-o pela narina.
A falta de ar também pode ser conhecida como “fôlego curto”, “dificuldade de encher os pulmões”, “suspiros”, entre outros, podendo ter a sua origem em um simples sedentarismo ou senilidade, o que pode inclusive camuflar algum problema mais sério, como também pode ser a apresentação de uma doença em sua porção inicial.