Historiador grego (485-425 a.C.). Embora acontecimentos anteriores já houvessem sido registrados, Heródoto é considerado o "Pai da História", por ter sido o primeiro homem a tentar um estudo ordenado e objetivo das inter-relações entre os eventos históricos. ...
para Heródoto,o egito era uma dádiva do Nilo. a afirmação do antigo historiador grego nascido no século V a.c. se deve ao fato da civilização ezipcia estar localizada em uma região desértica complicada para a fixação do homem e a formação de cidades.
HERÓDOTO. Histórias. Livro IV - Melpômene.
Resposta. Resposta: Popularmente conhecido como o “pai da História”, Heródoto teve como principal obra As guerras médicas, onde falava sobre o confronto desenvolvido entre os gregos e os persas.
As fontes escritas – são (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado. Imateriais: são as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas.
Esse “sentido de registro de memórias” é percebido quando se admite que memória “[...] é uma atualização do passado ou a presentificação do passado e é também registro do presente para que permaneça como lembrança.”(CHAUÍ, 2003, p. 140, grifo nosso).
É importante preservar a memória de um povo para que as futuras gerações carreguem o valor de todo o patrimônio artístico e cultural que seu povo produziu; aquele que sabe suas origens é ciente de si.
E a do registro para a preservação da memória? Além do registro de que outra forma podemos saber das memórias? É importante que os alunos entendam que a memória pode ser registrada por fontes escritas e também através da oralidade, da história oral.
0 documento é monumento. É o resultado do esforço realizado pelas sociedades históricas para impor ao futuro - voluntária ou involuntariamente - determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira.