Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.
O pior: indivíduos com sangue O- só podem receber esse tipo sanguíneo. Presente em apenas 1% dos brasileiros, o AB- é ainda mais difícil de ser encontrado na população. Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) — cujos portadores são considerados receptores universais —, A- (6%) e B+ (9%).
Por não ter os antígenos A ou B, o sangue O é doador universal, pois não causa reação em nenhum outro tipo de sangue.
Cerca de 85% das pessoas têm Rh positivo. O tipo O- é considerado doador universal e o AB+ é o receptor universal, ou seja, pode receber sangue de qualquer um. Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até quatro vidas.
Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
Um pai e uma mãe de tipo sanguíneo "A positivo" PODEM ter filhos tipo "O negativo". Cada pessoa carrega dois genes que definem o ABO e o Rh, um deles veio do pai e outro da mãe. Quando um dos genes é A (ou B), a pessoa já vai vai ser A (ou B), mesmo que o outro gene seja o tipo "silencioso".
Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis. Já em relação a gestação, quando a mulher é negativa e o homem é positivo, existe a chance do bebê ser positivo.
Portanto, o indivíduo que tem sangue B não pode receber transfusão sanguínea de uma pessoa que tem sangue A e vice-versa. O tipo sanguíneo O só recebe do tipo O, pois possui tanto a aglutinina anti-A quanto a anti-B. Já o tipo sanguíneo AB recebe de todos eles. O mesmo vale para o fator Rh.
A incompatibilidade sanguínea no sistema ABO acontece quando o sangue do pai é diferente do sangue da mãe, independente do fator Rh. Nesse caso, a criança pode apresentar icterícia, ou seja, uma cor mais amarelada do que o normal, em decorrência do excesso de bilirrubina no sangue.
as principais características do sangue 0 positivo é que ele conta com um fato de Rheus (Rh) positivo é a ausência de antigenos sanguíneos a ou b. ... Quem possui o sangue do tipo 0 positivo pode apenas receber sangue de pessoas que tenham o sangue tipo 0 , porém, pode ter ser tanto positivo quanto negativo.
O fator Rh é um sistema de grupos sanguíneos, descoberto a partir do sangue do macaco Rhesus. Ele indica se o sangue é positivo ou negativo.
Ou o "sangue dourado", com RH Nulo, o mais raro do mundo. Nele, não há nenhum tipo de antígeno. Porém, o sistema mais conhecido é o ABO, que conta com 8 tipos sanguíneos: A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB-, O-.
Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.
2O risco existe para a gravidez, quando a mulher RH negativo recebe um gameta do parceiro que é RH positivo e gera então, um bebê com fator RH positivo. 3A eritoblastose fetal atinge o segundo filho desta mulher. Pois, o primeiro não teria riscos pois não teriam anticorpos suficientes para ultrapassar a placenta.
Uma mulher Rh negativo pode ter filhos sem qualquer problema. Basta que o bebê seja submetido a alguns exames depois que nasce e que a mulher tome uma espécie de vacina, se for necessário. O Rh é um "fator" que existe no sangue. A mulher Rh negativo não tem esse fator.
Quando há incompatibilidade sanguínea devido ao fator Rh, há sensibilização na mãe, pois o sangue dela reconhece o bebê como um “intruso” e começa a criar anticorpos contra ele....Tabela de cruzamento entre tipos sanguíneos ABO.
O teste de compatibilidade genética é feito através de um exame de sangue que, preferencialmente, deve ser realizado tanto pelo homem quanto pela mulher.
Pelo hemograma é possível saber a tipagem sanguínea, de acordo com as estruturas presentes nos glóbulos vermelhos. Saber seu tipo sanguíneo é muito importante para doação ou transfusão sangue que podem ser necessárias em algum momento da vida.
Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidade
Quais são os sinais de infertilidade?
No caso das mulheres, existe uma série de exames que podem auxiliar na investigação da infertilidade, como o ultrassom transvaginal, a histerossalpingografia e os exames de sangue para medir as dosagens hormonais, pois muitos hormônios agem no corpo da mulher durante o período menstrual e o desenvolvimento da gestação.
1 - A ausência de óvulos ou disfunção ovariana é o principal problema entre as mulheres inférteis. O diagnóstico exige um exame detalhado que pode detectar falência ovariana precoce. Neste caso, a paciente pode menstruar normalmente, mas não conseguirá engravidar.
Infertilidade e esterilidade São poucos os casos em que há, de fato, uma situação definitiva de esterilidade. . Se o homem não produzir espermatozoides, a mulher pode engravidar por meio de uma doação de sêmen de um doador anônimo. Estéril significa, portanto, ser incapaz de gerar um filho.
Diversos exames com diferentes graus de complexidade podem detectar os fatores que causam a infertilidade, por exemplo: ultrassonografia pélvica e transvaginal, ressonância magnética, histerossalpingografia, videohisteroscopia, dosagens hormonais, espermograma e cariótipo.