EQST

O Que Quer Dizer Nefropatia Crnica?

O que quer dizer nefropatia crônica?

São consideradas nefropatias graves as patologias de evolução aguda, subaguda ou crônica que, de modo irreversível, acarretam insuficiência renal, determinando incapacidade para o trabalho e/ou risco de vida.

Quais os tipos de glomerulonefrite?

Glomerulonefrites primárias:

  • Glomerulonefrite difusa aguda (GNDA)
  • Pós-estreptocócica.
  • Não-pós-estreptocócica.
  • Glomerulonefrite membranosa (GNM)
  • Glomerulonefrite por lesões mínima (GNLM)
  • Glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF)
  • Glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP)
  • Nefropatia por IgA (NIgA)

O que são os glomérulos?

O sangue que chega aos rins passa obrigatoriamente pelos glomérulos, um conjunto de microscópicos capilares enovelados que possuem uma membrana filtradora na sua parede. O glomérulo é o verdadeiro filtro dos rins.

O que é a função endotelial?

O endotélio permite a conexão entre componentes da circulação e sistemas do organismo. As células endoteliais produzem e, dependendo do estímulo recebido, liberam fatores que levam à contração ou relaxamento das células do tecido muscular liso dos vasos.

Como fortalecer o Endotelio?

Os resultados sugerem que os treinos com exercício intervalado – cada vez mais populares – poderiam ser usados para tratar a disfunção endotelial em adultos mais velhos. “O endotélio desempenha um papel fundamental, regulando os muitos fatores que determinam a perfusão tecidual, coagulação e inflamação vascular.

Qual é a diferença entre endotélio e epitélio?

Endotélio é a camada celular interna dos vasos sangüineos e o epitélio reveste a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas.

Qual a importância das células endoteliais na resposta inflamatória?

As células endoteliais normais mantêm um equilíbrio vascular entre indução e inibição de crescimento, vasoconstrição e vasodilatação, adesão e não adesão, coagulação e anticoagulação.

O que é uma resposta inflamatória?

Inflamação é uma resposta de defesa que ocorre após dano celular causado por micróbios, agentes fisicos (radiação, trauma, queimaduras), químicos (toxinas, substâncias cáusticas), necrose tecidual e/ou reações imunológicas 1.

Qual a importância da vasodilatação no processo inflamatório?

Causa vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular (edema), produz dor, induz a síntese e liberação de prostaglandinas. Via clássica: C1q, C1r, C1s, C4 (C4a e C4b), C2 (C2a e C2b), C3 (C3a e C3b), C5 (C5a e C5b), C6, C7, C8, polimerização por C9.

Qual a importância do interstício durante o processo inflamatório?

Outra hipótese trabalhada pelos pesquisadores é a de que células inflamatórias de todos os tipos percorrem o interstício durante lesões ou doenças. “Em conexão direta com os linfáticos, elas provavelmente desempenham um papel importante na inflamação”, apostam Theise e seus colegas.