Conforme a alimentação ia acabando, os nômades se deslocavam para outra região onde teriam melhores condições de vida e isso acontecia rotineiramente conforme a alimentação acabava. No período neolítico, os homens viviam como nômades, pois não conheciam a agricultura nem a domesticação de animais.
Esses primeiros grupos humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de grãos, frutos e raízes, sendo por isso denominados CAÇADORES-COLETORES. Não cultivavam plantas nem criavam animais. Consumiam alimentos que não encontravam na natureza. Quando os alimentos se tornavam escassos, mudavam-se para outros lugares.
Há duas formas de pastoreio: o nomadismo pastoril e a transumância. O nomadismo pastoril O nomadismo é o modo de vida em que um grupo humano se desloca de um lugar para outro para manter sua subsistência. No caso do nomadismo pastoril, o grupo humano desloca-se com seu rebanho em busca de pastagens para os animais.
Um nômade é uma pessoa que está sempre se mudando de um local para outro. Muito tempo atrás, antes do desenvolvimento da agricultura e das cidades, muitos povos eram nômades. Eles se deslocavam de uma região a outra em busca de alimentos para si ou para seus animais.