A ictiose lamelar (LI) é uma doença da queratinização caracterizada pela presença de escamas grandes em todo o corpo sem eritrodermia significativa.
A ictiose lamelar pode ser causada por mutações em vários genes, no entanto a mutação no gene TGM1 é a mais relacionada com a ocorrência da doença. Em condições normais, esse gene promove a formação em quantidades adequadas da proteína transglutaminase 1, que é responsável pela formação da pele.
A ictiose vulgar, que representa 90% dos casos, é autossômico dominante, ou seja, se um dos pais tem a doença os filhos e filhas tem 50% de chance de ter também. Quando a causa não é hereditária é chamada de ictiose adquirida ou secundária.
Tipos de ictiose Existem dois grandes grupos de ictiose: a ictiose hereditária, que aparece logo nos primeiros anos de vida da criança e que passa dos pais para os filhos, e a ictiose adquirida, ou seja aquela que aparece ao longo da vida, especialmente na idade adulta.
Entenda, a seguir, como oito doenças agem.
Escamas, ou descascamento da pele, é a perda da parte superior da pele (epiderme) em grande escala e em formato de “flocos”, parecido com as escamas dos animais. Esse descascamento pode acontecer devido a uma grande variedade de fatores, desde danos diretos à pele, como queimaduras, até infecções e doenças mais graves.
Descamações. A descamação da pele pode ser desencadeada por vários fatores. O quadro pode ser mais simples, como o ressecamento temporário de uma parte da pele, ou mais severo, caso de doenças de pele como psoríase ou dermatite atópica.
Motivos naturais. A caspa ocorre pela descamação em excesso do couro cabeludo e um dos motivos é a oleosidade excessiva na região. Esse sebo que fica na raiz pode acontecer por causa de mudanças climáticas, alterações hormonais e até mesmo o uso de produtos inadequados nos fios.
Significado de Descamação substantivo feminino Ato de descamar. Geologia Separação em forma de escama das partes exteriores de uma rocha. [Medicina] Queda da parte superficial da pele, sob a forma de escamas.
Vermelhidão, uma coceira intensa e descamação são sintomas comuns de diversas doenças de pele. Mas, de acordo com a dermatologista Damaris Ortolan, especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), 90% dos casos são provocados por dois tipos de problema: a psoríase e o eczema.
O que fazer quando a pele está descascando?
"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
Quando a pele de determinada área do corpo está descamando, é muito importante redobrar os cuidados de higiene e hidratação locais pois há uma maior vulnerabilidade, um risco maior de complicações. Puxar a pele descamando aumenta ainda mais esse risco, pois a região em questão fica completamente exposta.
A maneira mais eficiente de evitar que surjam problemas relacionados à pele do bebê descascando é utilizar sabonetes, óleos e hidratantes para bebês. Não se preocupe! Os hidratantes e óleos são formulados para cuidar do bebê com pele ressecada.
Isto pode ser resultado do uso inadequado ou não aplicação de protetor solar. — A pele leva de 21 a 28 dias para passar pelo processo completo de renovação, quando o tom vai se normalizar.
Como Clarear a Pele?
Sol resseca células da pele e causa descamação “A exposição excessiva à radiação ultravioleta gera divisão das células da pele e o calor faz com que elas ressequem e morram.
A exposição solar em excesso pode estimular a reação do sistema imunológico, formando bolinhas vermelhinhas na pele, que podem causar coceira. A alergia ao sol é mais comum em regiões muito visíveis, como os braços, mãos, colo e rosto.
S.O.S. queimadura: saiba como acalmar a pele e evitar o descascado
Confira nossas dicas de como aliviar queimadura de sol:
Melhores cremes e pomadas para queimadura solar
Faça compressas Compressas com água fria no local da queimadura podem diminuir o inchaço e as dores das lesões, além de baixar a temperatura corporal. Substituindo a água, a camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a amenizar o desconforto causado pela queimadura.
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
5 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol
Mesmo com o protetor solar, às vezes esquecemos o tempo no sol e só percebemos o problema no dia seguinte. Para aliviar as queimaduras, basta fazer uma pasta com amido e água aplicando no local. Ela vai amenizar a dor e facilitar a cicatrização.
Melhores cremes e pomadas para queimadura solar:
As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação. Além de hidratar a área queimada com abundância - vale até usar pomada de assadura de bebê -, é importante ingerir muito líquido.