Todos esses fusos estão atrasados em relação às regiões que estão localizadas a Leste, incluindo o Meridiano de Greenwich. O país possui quatro fusos horários, pois são consideradas as ilhas oceânicas brasileiras de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo.
O Brasil, desde setembro de 2013, possui novamente quatro fusos horários.
Por ser o fuso onde se localiza a capital federal, sua hora é adotada como a oficial do país, a chamada hora de Brasília. O terceiro fuso horário do Brasil abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, e possui quatro horas a menos que a hora de Greenwich.
O Acre tem um um fuso horário diferente devido a sua localização geográfica, o que faz que tenha uma diferença de horário com as demais cidades.
Por causa dessa diferença, o estado do Acre, por exemplo, encontra-se a duas horas atrasado em relação a Brasília, diferença essa que se eleva para três horas na época do horário de verão, em que a capital brasileira, juntamente a alguns estados, adianta o seu horário em uma hora.