Embora essas cópias do DNA sejam idênticas, os cromossomos que carregam são aproximadamente do mesmo tamanho e têm a mesma informação genética de seus predecessores. Portanto, tecnicamente falando, os cromossomos produzidos durante a mitose são homólogos a um nível extremo.
Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomas pareados entre si (lado a lado), semelhantes e que juntos formam um par. Esses genes têm localização idêntica nos dois cromossomas (genes alelos). ...
Os chamados “cromossomos homólogos” são os pares formados pelos 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais nas células diploides (2n).
Cromossomos homólogos são partes constituintes de um DNA que, quando unidos em dois pares iguais, unificam seus genes (materno e paterno) para atribuírem características a uma nova vida. Portanto a presença de pares de cromossomos homólogos caracteriza um gene.
Em humanos, por exemplo, enquanto uma célula autossômica possui 46 cromossomos, seus gametas possuem apenas 23 cromossomos. O número de cromossomos reduzido pela metade nos gametas é essencial para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, uma vez que ocorre a união dos gametas masculino e feminino.
Cada espécie possui um número específico de cromossomos. Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos.