O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.
Os diferentes tipos de HPV podem ser classificados como de baixo risco e de alto risco. Os de alto risco são aqueles que podem causar uma infecção persistente genital e levar ao surgimento de lesões pré-cancerosas, que eventualmente podem se tornar um câncer.
A melhor forma de saber se uma pessoa tem HPV é através de exames de diagnóstico que incluem observação das verrugas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia ou exame sorológico, que podem ser solicitados pelo ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem.
O principal sinal de infecção pelo HPV é o surgimento de verrugas ou lesões na pele, normalmente uma manchinha branca ou acastanhada que coça. Pode ocorrer também coceira ou irritação.
Verrugas genitais podem ser sinal da infecção por HPV Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras. A parte de cima das verrugas pode ser macia ou ser enrugada, lembrando uma couve-flor.
Nem toda verruga genital é causada pelo vírus HPV. O ideal é fazer um exame de Colposcopia e Vulvoscopia para realizar a biopsia da verruga com o exame anatomopatologico da lesão.