Além de reduzir o gasto de combustível, o uso de aditivos limpa e aumenta a durabilidade das peças internas do motor e diminui a incidência de problemas nesse local, evitando as idas regulares à oficina. Sem contar que o bom funcionamento do motor reduz a emissão de gases poluentes no meio ambiente.
O aditivo é usado para que o líquido de arrefecimento não ferva ou congele. Isso é essencial para o perfeito funcionamento do carro. O aditivo ajuda para que o motor permaneça funcionando em uma faixa de temperatura que o motor trabalhe em plenas condições.
Usar água ou aditivo no radiador? Respondendo à questão central deste artigo, você sempre deve usar água desmineralizada com aditivo no radiador. ... Então, não faz sentido que a água entre em contato com o motor sob essa temperatura, já que deve permanecer em seu estado líquido para equilibrar a temperatura do radiador.
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.
Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
A troca da água do radiador