Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso. Plano Mediano: o plano mediano é um plano vertical, que “corta” imaginariamente o corpo longitudinalmente, dividindo assim em duas metades “equivalentes” direita e esquerda.
- Flexores: superficiais (flexor ulnar do carpo, palmar longo, flexor radial do carpo e pronador redondo), intermediários (flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos e flexor longo do polegar) e profundo (pronador quadrado).
O braquiorradial é um flexor forte do cotovelo quando o antebraço está em uma posição intermediária entre a supinação e a pronação. Quando pronado, o braquiorradial é mais ativo na flexão do cotovelo, já que o bíceps braquial está numa desvantagem mecânica.
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
Coronal é o corte anatômico que divide o corpo humano em metades ventral e dorsal.