Porque Ana Bolena Foi Condenada Morte?

Porque Ana Bolena foi condenada morte

Ana Bolenafoi a segunda esposa do rei Henrique VIIIda Inglaterra e a Rainha Consorte do Reino da Inglaterra. Sua ascensão e queda ainda hoje é amplamente retratada em diversas produções literárias e cinematográficas. 

Este site pode conter links para sites de terceiros. Esses links são fornecidos apenas para sua conveniência e não implicam nosso endosso desses sites. Não controlamos o conteúdo desses sites de terceiros e não somos responsáveis por qualquer conteúdo ou transação ocorrida nesses sites.

As 15 maiores epidemias e pandemias da história

Mesmo sem nenhuma prova concreta das acusações, a nobre foi julgada pelo próprio pai e pelo esposo, sendo condenada a um fim trágico: morte por decapitação. Ana Bolena teve sua cabeça ceifada no dia 19 de maio de 1536, na Inglaterra.

A figura de Ana segue sendo um marco para a história da Inglaterra e influencia até hoje diversas obras cinematográficas e teatrais. Seus possíveis restos mortais foram exumados na época do reinado da Rainha Vitória, assim, Bolena recebeu um enterro apropriado, algo que não aconteceu na época de sua morte.

A partir dali, o rei tentou de todas as formas terminar o seu casamento com Catarina de Aragão, ao mesmo tempo em que manteve um discreto relacionamento de seis anos com Ana Bolena, que, em determinado momento, descobriu que estava grávida. Em janeiro de 1533, os dois casaram em segredo, sem a bênção do Papa, em uma cerimônia secreta, conduzida por Thomas Cranmer, arcebispo de Canterbury.

Nelson Mandela presidente da África do Sul

Nelson Mandela presidente da África do Sul

Assim, Ana tornava-se a Rainha Consorte do Reino da Inglaterra. Menos de quatro meses depois de sua coroação, sua filha Elizabeth nasceu. Esse fato leva a crer que a mulher já estava esperando a criança, na época em que foi coroada.

A história trágica de Ana Bolena também nos ensina sobre os confrontos entre reis e rainhas na Idade Média europeia. Embora os reis tivessem muito poder político durante esses tempos, as rainhas também eram importantes figuras políticas nas cortes europeias medievais.

Em seu discurso antes de morrer, Bolena dizia não estar fazendo um sermão, mas sim estar lá para morrer. Além disso, disse que não questionaria a decisão por ter sido passada nas mãos da lei. Surpreendentemente, não guardou rancor de seu antigo marido: “Não estou aqui para acusar alguém, nem para falar sobre o motivo de minha acusação. Peço a Deus que salve o rei e que viva muito para reinar por um lugar mais misericordioso”.

“The Boston Tea Party”, colônias inglesas da América do Norte

Ana Bolena foi decapitada por espada na manhã de sexta-feira, 19 de maio de 1536. Seu corpo e cabeça foram enterrados num túmulo sem nome na Capela Real de São Pedro ad Vincula. Séculos depois, seus restos foram identificados durante a renovação da capela, no reinado da rainha Vitória. Hoje o local de repouso de Ana Bolena está marcado no chão em mármore.

Filha do diplomata Tomás Bolena e de Elizabeth Howard, o pai da menina decidiu que a filha deveria ser educada na França. Ana tinha um excelente desempenho com a língua, alguns chegaram a dizer que a garota parecia ser uma verdadeira francesa.

Aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Embora muitos acreditem que o Rei Henrique VIII foi responsável pela execução trágica de Ana Bolena , há quem diga que outras pessoas foram responsáveis ​​por esses eventos desastrosos . Alguns historiadores acreditam que outras figuras políticas influentes na corte inglesa estavam envolvidas nas conspirações contra ela , incluindo Thomas Cromwell , Thomas Cranmer , Thomas Howard , Duke of Norfolk , entre outros .

Ana Bolena teve um ano muito difícil em 1536. Primeiro, quando estava grávida, descobriu que seu marido estava tendo um caso com Joana Seymour, uma de suas damas de companhia. Alguns acreditam que o choque ao descobrir a traição, fez com que Ana sofresse um aborto espontâneo no início de fevereiro.

Sobre

Rapidamente, Henrique VIII tratou de tomar Jane Seymour como sua futura esposa e buscou a anulação de seu casamento com Ana. Para isso, prendeu Ana na Torre de Londres, sob falsas acusações, entre elas adultério, incesto e conspiração. Acredita-se que Thomas Cromwell, ministro-chefe do rei e ex-amigo de Ana, planejaram sua queda.

Na manhã de sexta-feira, 19 de maio de 1536, Ana Bolena, rainha da Inglaterra e segunda esposa do rei Henrique VIII foi decapitada por ordem de seu marido. Tinha 29 ou 35 anos de idade (a data de seu nascimento é incerta).

Games digitais! Um recurso para aulas remotas e presenciais

Porém, como nenhum teste de DNA foi feito nos corpos, muitos ainda não acreditam que o corpo de Ana Bolena tenha sido realmente encontrado, e que os restos possam pertencer a outra pessoa e, ainda assim, ter sido creditado a ela. O que corrobora com a teoria de que ela e seus parentes tenham sido sepultados em algum outro lugar.

Enquando rainha, Ana nunca foi totalmente aceita por seus súditos, que preferiam Catarina de Aragão e consideravam Ana promíscua. Ela também mostrou que não estava preparada para lidar com os vários casos extraconjugais do rei, que justificava os adultérios pelo fato de a rainha não ser capaz de gerar um menino. Em vez de fingir que nada acontecia, como Catarina de Aragão, o comportamento ciumento de Ana logo deixou a relação impraticável.

Apesar dos esforços da rainha para dar à luz um herdeiro masculino, ela não conseguiu realizar o desejo do rei. Isso provocou a ira dele e levou à sua execução trágica em 1536. Ela foi acusada de traição e condenada à morte por decapitação na Torre de Londres.

Desde o início da relação, o objetivo do rei era ter um filho homem para comandar seu reino no futuro, entretanto, algo muito triste abalou Ana — que após descobrir que estava sendo traída pelo marido, sofreu de um aborto espontâneo. 

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

5 dinâmicas divertidas para o primeiro dia de aula

5 dinâmicas divertidas para o primeiro dia de aula

Confusões familiares sempre estiveram presentes nessa relação, porém, no ano de 1532, o monarca e Ana se tornariam amantes. Na época, o rei estava casado com Catarina de Aragão, contudo, devido à problemas com a sucessão do trono e pelo envolvimento com Ana, Henrique decidiu se separar — decisão que chocou a corte. E a situação ficaria ainda mais conturbada.

Em janeiro de 1533, foi feita a dissolução unilateral do casamento com Catarina. Nesse mesmo mês, Henrique casou-se secretamente com Ana Bolena. Esta pressa pode ter sido pela gravidez de Ana e a necessidade de Henrique VIII não deixar sombra de dúvidas quanto à legitimidade de um herdeiro.

Em 1558, a filha de Ana Bolena e Henrique VIII assumiu o trono da Inglaterra vindo a se tornar uma das grandes governantes de sua história sob o nome de Elizabeth I (1558 a 1603).

Como Henrique VIII conheceu Ana Bolena?

Sua beleza chamou a atenção da corte e se viu rodeada de admiradores, entre eles o próprio rei Henrique VIII, que nessa época vivia com sérios problemas na sucessão do trono, pois dos cinco filhos do seu casamento com Catarina de Aragão, só sobrevivera Maria Tudor, que nascera em 1516.

Por que Henrique VIII ficou famoso?

O rei inglês Henrique VIII ficou famoso não pelo simples fato de ser um rei, mas pelos seus polêmicos casamentos em busca do tão sonhado herdeiro. ... O rei inglês queria um menino para ser o seu sucessor ao trono, entretanto, sua primeira esposa deu à luz uma menina cujo nome era Mary.

Onde Henrique VIII está enterrado?

19 de maio de 1536 Anne Boleyn/Date of burial

Como Henrique VIII chegou ao trono?

Após a morte de Arthur, para selar a aliança com a Espanha, no dia 23 de junho de 1503 foi assinado um tratado para o casamento de Henrique com Catarina, viúva de seu irmão. Após a morte da rainha Isabel e do rei Henrique VII, no dia 21 de abril de 1509, com 18 anos, Henrique VIII foi proclamado rei.

Onde está sepultada Ana Bolena?

Capela Real de São Pedro ad Vincula, Londres, Reino Unido Anne Boleyn/Place of burial