Prolactina alta engorda? Muitas mulheres tem dúvida se a prolactina alta engorda, mas é importante dizer que ela não provoca o ganho de peso. Se isso acontecer é preciso que o médico verifique se a causa está relacionada aos medicamentos que estão sendo usados.
O mau funcionamento da hipófise pode estar associado a lesões na hipófise causada por traumatismos ou devido à presença de tumores, o que pode levar ao desenvolvimento de alguns sintomas como como dor de cabeça constante, inchaço no rosto ou cansaço fácil, além de diminuição nos níveis de prolactina e outros hormônios.
São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).
O exame para verificar os níveis de prolactina é um exame de sangue com um jejum de pelo menos 8 horas. A diferença na coleta desse exame é que nele é necessário ao menos 30 minutos de repouso para que o hormônio se estabilize no corpo.
Por meio de um exame de sangue podemos descobrir os níveis de prolactina. Esses são os níveis normais: Mulheres não grávidas: 25 ng/ml. Mulheres grávidas: 34 a 386 ng/ml.
A produção da prolactina é feita naturalmente pelo corpo. Ao engravidar, o corpo da mulher já envia sinais para a adenoipófise. Apesar de já passar a produzir o hormônio, o leite materno só passa a ser liberado após o parto, porque é quando o nível de estrogênio abaixa.