Assim, consideramos que o trabalho com estatística e probabilidade torna-se relevante ao possibilitar ao estudante desenvolver a capacidade de coletar, organizar, interpretar e comparar dados para obter e fundamentar conclusões, que é a grande base do desempenho de uma atitude científica.
A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
A Estatística é bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão. Os meios de comunicação, ao utilizarem gráficos, deixam a leitura mais agradável.
A estatística possui várias aplicações e está dividida em três áreas: estatística descritiva, estatística inferencial e probabilística. A Estatística se divide em três áreas: Estatística Descritiva, Estatística Inferencial e Probabilística.
A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.
Podemos classificá-las como séries históricas ou cronológicas, geográficas, específicas ou categóricas. Descrevem os valores do estudo da variável em determinado local, época, discriminados segundo os intervalos de tempos variáveis. ... É uma conjugação de duas ou mais séries, valores de mais de uma variável.