O assoalho da órbita é a menor das paredes e contém três ossos: a superfície orbitária da maxila, a superfície orbitária do osso zigomático e o processo orbitário do osso palatino.
A órbita consiste em 7 ossos individuais, os quais se combinam para formar 4 paredes envolventes: esfenóide, frontal, etmóide, maxilar, zigomático, palatino e ungüis. Tem uma forma semelhante a uma pirâmide. O bordo orbitário é espesso e arredondado na sua abertura anterior.
O neurocrânio corresponde à parte superior e póstero-inferior do crânio, é o arcabouço arredondado que envolve o encéfalo e as orelhas internas. Também pode ser chamado de caixa craniana. Apresenta uma perfuração grande e oval responsável por permitir a comunicação do cérebro com o canal vertebral.
CABEÇA
A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.
→ Ossos do crânio
Osso Occipital
O crânio possui um teto, denominado calvaria e uma base, composta pelo osso esfenoide, occipital e temporal.
A nevralgia do grande occipital deve-se à irritação e inflamação deste nervo e caracteriza-se por: Frequentemente não ter causa estrutural evidente; Raramente se dever a lesão ou compressão do nervo em consequência de traumatismo, tumor, hemorragia ou doença sistémica.
2 Anat Saliência à superfície do crânio, de um osso ou de uma estrutura anatômica. EXPRESSÕES Protuberância occipital externa , Anat : proeminência na parte central da superfície externa do osso occipital. Protuberância occipital interna , Anat : proeminência na parte central da superfície interna do osso occipital.
O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.