Ser arquiteto também significa mostrar que um projeto é mais que plantas ou desenhos. Para ser um profissional que, exercitando a criatividade, vai fazer um produto para pessoas se sentirem melhor. Não, arquitetos não servem para fazer apenas prédios bonitos que tenham a sua cara.
Para seguir carreira como arquiteto é preciso cursar o bacharelado em Arquitetura, uma graduação que dura em média cinco anos. A graduação em Arquitetura possui disciplinas de Ciências Exatas e Humanas. Durante a faculdade, o aluno aprende sobre tecnologias de construção e desenvolve habilidades de desenho.
O curso de Arquitetura e Urbanismo está na lista dos mais concorridos em diversas universidades do Brasil. Por isso, não é de se estranhar que sua nota de corte esteja entre as mais altas nos processos seletivos. A nota de corte é a pontuação mínima necessária para passar em determinado curso.
Com a falta das noções de empreendedorismo, começam a surgir muitos obstáculos para um arquiteto sem renome. A dificuldade mais comum e típica é puxada pela falta de ensino de empreendedorismo: a dificuldade de encontrar seus clientes e vender o serviço. Isso é bem comum, mas não pode ser aceito como normal.
A maioria dos arquitetos recém-formados não estão prontos para o empreendedorismo. O problema é que a falta de noção de princípios básicos do empreendedorismo pode comprometer a carreira de arquiteto novato. A principal dificuldade é encontrar clientes para vender o seu serviço.
Fazer arquitetura é ir além do projeto. Esse é o grande desafio do arquiteto. A arquitetura entendida como a arte de abrigar as atividades humanas, deve levar em consideração aspectos e elementos subjetivos que norteiam o movimento da sociedade, tanto no nível coletivo como no pessoal.
A arquitetura do conforto ambiental consiste em proporcionar um ambiente confortável utilizando conceitos sustentáveis e um bom exemplo disto é o correto uso da energia elétrica em edificações, pois este é um dos principais desafios para a arquitetura, pois com a escassez de energia elétrica e a elevação de tarifas ...
Sem dúvida, o principal objetivo de qualquer arquiteto é a satisfação plena de seu cliente, antes, durante e após a execução da obra. Quando se trata em proporcionar o máximo de satisfação possível ao usuário, o Conforto Ambiental é tido com um dos principais objetivos da arquitetura.
O conforto ambiental é o conjunto de condições térmicas, luminosas, ergonômicas e sonoras que são adequadas para a sua saúde e bem-estar.
Podemos definir conforto térmico como a satisfação mental de temperatura propiciado por um ambiente às pessoas que nele estão, onde haja um equilíbrio entre as temperaturas frias e quentes. O qual você não sinta nem muito frio e nem muito calor, e não tenha dificuldade para manter a temperatura interna do corpo.