Esses são os principais sintomas da síndrome da apnéia obstrutiva do sono, doença que acomete, principalmente, homens ou mulheres que já estão na menopausa. Em casos mais severos, a doença pode levar à morte por parada cardíaca.
Para identificar a apneia obstrutiva do sono, deve-se notar a presença dos seguintes sintomas:
Durante o sono, um pequeno número de apnéias, geralmente de 7 a 20 por noite, pode aparecer em indivíduos normais. Quando ocorrem com freqüência maior que cinco apneias por hora, ou 30 apneias por noite, são consideradas anormais. Os malefícios da doença decorrem da soma de apneias ao longo de anos.
6Quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem respirar? Uma pessoa normal, sem treinamento, aguenta entre um e dois minutos. Depois disso, falta oxigenação cerebral e a pessoa desmaia, explica o professor titular de fisiologia da UFF, Antonio de Nóbrega.
22 minutos É o maior tempo que uma pessoa já conseguiu ficar sem respirar, de acordo com o Livro dos Recordes (2012).
São vários os relatos de pessoas que, por escolha própria ou acidente extremo, ficaram em jejum prolongado e sobreviveram para contar a história. O recorde oficial é de mais de 50 dias.
Enfim, segundo especialistas, 50 dias é o tempo máximo que uma pessoa consegue passar sem comer. Contudo, esse tempo depende de outros fatores como peso, idade, clima e mais.
Já pensou conseguir perder peso em apenas três dias? É a promessa das dietas de 72 horas, que levar as pessoas a perderem até dois quilos nesse período de tempo. Nesses dias, a pessoa pode seguir uma dieta de menos de mil calorias diárias e é essa restrição que trará perda de peso.
À medida que o corpo se acostuma ao jejum, as células de gorduras são quebradas e convertidas em açúcar no sangue. O perigo, aqui, é que a redução na ingestão de líquidos leve à desidratação, então é preciso beber bastante água durante as quebras de jejum.