Os tocotrienóis presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
Para a produção de 2kg de colorífico são necessários 300g de sementes de urucum, 35ml de óleo de soja, 300g de sal e 1600g de fubá. Primeiro é necessário a imersão das sementes secas no óleo de soja por uma noite. Depois a mistura deve ser levada a fritura por 3 minutos e deixada em repouso para resfriar.
As cachopas devem ser colocadas para secar, diretamente ao sol, espalhadas sobre uma lona de plástico. Antes de serem debulhadas, elas deverão estar totalmente secas.
Primeiramente, é preciso separar os rizomas, retirando as raízes com uma faca de aço inox. Nesse momento, são eliminados os rizomas, que serão usados para o preparo do corante. Os rizomas do açafrão devem ser lavados para retirar a terra aderida. Após a lavagem, eles são postos em uma tela para escorrer a água.
Conhecido também como colorífico, falso açafrão ou pó de urucum, o colorau é um condimento alimentar produzido a partir da trituração das sementes do urucuzeiro, uma árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
O colorau pode ser ingerido em cápsulas, usado na culinária – principalmente em receitas com vegetais, aves e peixes – ou adicionados a chás, sucos e molhos. Ele ainda pode ser empregue como corante alimentar. No caso do chá, a sugestão de consumo diário é de 15 gramas de raiz ou sementes em 1 litro de água.
Os diferentes sabores dos temperos naturais
Benefícios do colorau Esse ingrediente possui diversos benefícios para a saúde, como proteção contra os raios UV, ação antioxidante, ação anti-inflamatória e também cicatrizante.
O chá da folha de urucum é usado para tratar gripes, resfriados e congestão nasal.
COLORAU PURO EM PÓ 100G - Armazém Santa Helena | Grãos, Cereais e Economia.
O produto deverá ser entregue com prazo máximo de 30 (trinta) dias da data de fabricação. De acordo com o fabricante. A embalagem primária do produto deverá ser do tipo plástica e resistente. Cada embalagem deverá apresentar peso líquido de 100 grs ou 01Kg.
De suas sementes podem ser obtido corante de diversas tonalidades que vão do amarelo ao castanho, passando pelo vermelho (SILVA, 2007). Esse trabalho tem como objetivo extrair o pigmento do urucum com a finalidade de contribuir na sua função como corante na Indústria cosmética e alimentícia.
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso.
O corante natural do urucum é utilizado como condimento e colorífico nos lares brasileiro, sendo popularmente conhecido como colorau. É produzido a partir da mistura de fubá com o urucum em pó ou extrato oleoso.
Os melhores rendimentos de extração da bixina foram com etanol à pressão ambiente e com uma extração sequencial (ScCO2 a 400 bar seguido de etanol à pressão ambiente); os extratos mais puros foram obtidos utilizando-se etanol à pressão ambiente e à 400 bar.
A HISTÓRIA DO URUCUM. , um membro da expedição de Francisco Pizarro e o primeiro explorador espanhol que navegou o rio Amazonas. ... A primeira referência ao urucum pode ser atribuída a Pero Vaz de Caminha em sua carta ao rei de Portugal Dom Manuel informando a descoberta do Brasil.
O urucum é o fruto do urucuzeiro nativo da América tropical rico em carotenóides, vitaminas A, C, B2 e B3, cálcio, ferro, fósforo e aminoácidos. Além disso contém cianidina, ácido elágico e salicílico, saponinas, taninos e fitoquímicos. Seus componentes ajudam na prevenção de doenças crônicas e intestinais.
Corante vermelho ou rosa Para fazer o corante alimentício vermelho de forma natural é simples: basta preparar um suco de beterraba e levá-lo ao fogo baixo até reduzir e ficar bem concentrado. Quanto maior for a redução do suco, maior será a intensidade da cor obtida.
Bata a beterraba em uma máquina de suco ou no liquidificador com um tiquinho de água, até formar um purê. 2. Coe e seu bordô está pronto, mas se você quiser um tom mais forte, leve ao fogo bem baixo e deixe reduzir até chegar na tonalidade desejada.
Azul e roxo Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho, uma medida de de uma xícara, mais ou menos, e cozinhe com uma xícara de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado.