Para que serve o teste F? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O ANOVA usa o teste F para determinar se a variabilidade entre as médias do grupo é maior que a variabilidade das observações dentro dos grupos. Se essa proporção for suficientemente grande, você poderá concluir que nem todas as médias são iguais.
Como fazer o teste F?
O valor de F é determinado para utilizar a receita F = (SSE1 – SSE2/m)/SSE2/n-k, onde SSE = total restante dos quadrados, m = número de limitações e k = número de fatores livres. Encontre a estatística F (o valor crítico para este teste).
Quando F calculado é menor que F tabelado?
F calculado < F tabelado o teste é não significativo ao nível de significância considerado. efeitos dos tratamentos não diferem entre si ao nível de significância considerado.
Como se calcula el valor crítico de F?
Cálculo de um valor crítico para uma análise de variância (ANOVA)
Selecione Calc > Distribuições de Probabilidade > F.
Selecione Probabilidade acumulada inversa.
Em Graus de liberdade do numerador, insira 2 (o número de níveis de fator menos um).
Mais itens...
O que significa o valor de F calculado?
Em termos matemáticos o valor de F é calculado pela divisão entre os quadrados médios para o modelo (mean squares for the model, MSm) e os quadrados médios residuais (residual mean squares, MSr). Ou simplesmente: F = MSm / MSr. Os graus de liberdade são usados para dividir ambas as somas dos quadrados (sum of quares).
Como fazer teste de significância?
Para um nível de significância de 0,05, você deve obter médias amostrais na região crítica na faixa de 5% do tempo quando a hipótese nula é verdadeira. Nesses casos, você não saberá que a hipótese nula é verdadeira, mas a rejeitará porque a média amostral fica dentro da região crítica.