O pino de fibra de vidro (PFV) é usado como retenção adicional intra-radicular para restauração de dente que apresenta pouco remanescente. É um meio alternativo em relação ao núcleo metálico fundido, permite preparo mais conservador, levando ao menor desgaste da estrutura dentária, reduzindo risco de fratura radicular.
Pino de Fibra de Vidro Exacto - Angelus
O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.
A principal função tanto os pinos intra-radiculares como dos núcleos metálicos fundidos refere-se à retenção do material restaurador coronário. Ressalta-se ainda, que os pinos são a opção de escolha quando há ainda algum remanescente coronário, servindo então como retentos para o núcleo de preenchimento (ex: resina).
São estruturas pré-fabricadas ou customizadas, que são cimentadas em dentes tratados endodonticamente, com a finalidade de aumentar a retenção das restaurações. O pino quanto mais justaposto e encaixado, terá uma maior estabilidade.
Pinos protéticos são instalados internamente aos canais dentários que percorrem as raízes dos dentes. Mas para que o procedimento seja realizado sem dores e danos ao tecidos orgânicos, é necessário o tratamento endodôntico prévio (tratamento de canal).
Indicações e funções do Núcleo Metálico Fundido Em geral, a técnica do núcleo fundido é indicada para casos de dentes que precisam passar por tratamentos com próteses dentárias, mas contam com a coroa natural do dente destruída. Desse modo, o procedimento tem o intuito de recuperar a função anatômica da coroa dentária.
O núcleo de preenchimento pode ser parcial (preenchimento das irregularidades e áreas retentivas), ou total (restauração de todas as partes perdidas da coroa do dente). A decisão depende da situação clínica, ou seja, do grau de destruição da coroa clínica do dente.
Nucleo intrarradicular Os núcleos intrarradiculares são indicados para dentes com coroa total ou parcialmente destruídas e que necessitam de tratamento com prótese. ... É muito importante que se preserve o máximo de estrutura dental para manter a resistência do dente e aumentar a retenção da prótese.
Pivô: Este tipo de prótese é utilizado quando a raiz do dente ainda pode ser preservada. Após o tratamento de canal, um pino é inserido no interior da raiz para sustentar o substituto do dente. Geralmente, essa pequena estrutura de sustentação é fabricada em fibra de carbono, fibra de vidro ou liga metálica fundida.
- Vida útil do pivô Para manter o pivô por mais tempo, é preciso seguir todas as orientações citadas acima e todas as orientações que foram passadas pelo seu dentista. Seguindo à risca todas as orientações, seu pivô pode chegar até a ultrapassar a duração de cinco anos.
A colocação dos implantes dentários é feita por procedimento cirúrgico no consultório odontológico, com anestesia local. O procedimento demora aproximadamente uma hora.
Durabilidade. Apesar disto, não existe uma definição precisa, em número de anos, para trocar dispositivos protéticos antigos – tempo que pode variar de 4 a até mesmo 20 anos, dependendo de fatores tão diversos como o tipo do material utilizado, a recessão gengival ou a qualidade da higienização oral do paciente.
De forma geral, o implante é colocado no osso para substituir a raiz do dente perdido. Já o pivô é utilizado em pacientes que ainda possuem a raiz do dente preservada, onde é colocada uma coroa (“dente” artificial que pode ser colocado tanto sobre implantes quanto sobre o pivô).
Pinos dentários, ou núcleos são estruturas instaladas na raiz do dente com canal tratado. Servem para dar reforço e suporte a reconstrução que pode ser uma coroa, um bloco ou um pivô.
Com um raio irrigado de 1.
O Pivô Central de irrigação é o método na qual a irrigação é feita por meio de uma torre, com uma estrutura suspensa que gira de forma circular para a parte superior da plantação. ... Por meio de um raio que gira em toda área circular, a água é aspergida por cima da plantação.
Em geral, os pivôs são instalados para irrigar áreas de 50 a 130 ha, sendo o custo por área mais baixo à medida que o equipamento aumenta de tamanho.