A lúcia-lima, também conhecida como limonete, bela-Luísa, erva-Luísa ou doce-Lima, por exemplo, é uma planta medicinal que possui propriedades tranquilizantes e anti-espasmódicas, podendo ser utilizado para tratar principalmente problemas gastrointestinais, por exemplo.
Melhora a digestão Ainda, o chá também garante a saúde digestiva e auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais, ou seja, que afetam o estômago e o intestino. Assim, a bebida pode, por exemplo, combater cólicas intestinais, renais e menstruais. Além disso, combate o excesso de gases no corpo.
Rica em vitaminas do complexo B, auxilia na saúde hepática, e, com seus compostos adstringentes, melhora a digestão de gorduras. Rica em vitamina C, como a maior parte das frutas cítricas, auxilia no sistema imunológico, prevenindo resfriados.
A casca de laranja também contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Da mesma maneira, é rica em compostos vegetais chamados polifenois, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.
A casca da lima-da-pérsia tem ação muito positiva na corrente sanguínea, ajudando a desentupir veias e artérias e melhorando, consequentemente, a saúde cardiovascular. Com isso, previne diversos problemas relacionados ao coração, como é o caso de infartos.
Retire toda a casca da fruta, tomando cuidado para não remover a parte branca (ela pode deixar o suco amargo); Coloque apenas a casca, juntamente com a água e o gelo no liquidificador; Bata até o líquido ficar leitoso; agora é só coar e beber durante o dia!
A casca de laranja também contém boas quantidades de provitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Além de ser rica em compostos vegetais chamados polifenóis, que podem ajudar a prevenir e administrar doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer (confira aqui estudo a respeito: 7).
As épocas frias são, normalmente, mais secas, uma vez que as temperaturas não são altas o suficientes para fazer chover. O tempo, então, seca, e a poluição nas grandes cidades demora a dissipar. Isso resseca a cavidade nasal, responsável por umidificar o ar que respiramos, causando a sensação de “entupimento”.
Está resfriado? Veja cinco maneiras naturais para desentupir o nariz
Dicas para evitar a rinite no inverno
Frio repentino, assim como luminosidade intensa, poeira, vírus e bactérias são encarados como agressões. E os espirros são como reflexos que ajudam a proteger o organismo.