Uso terapêutico. - Cultura popular: é estomáquico, febrífugo, sedativo, antiemético. Combate cólicas, diarreias e disenterias intestinais. Como febrífugo, é empregado nos resfriados, gripes, com apreciável ação benéfica sobre as vias respiratórias, sendo também prescrito nas tosses e bronquites.
Como Fazer o Chá de Erva de Macaé : Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Macaé é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado a 180 quilômetros a nordeste da capital do Estado. Sua população é de 261.
Planta que Destrói Pedras nos Rins, infecção Urinária, Cistite, Uretrite, Diabetes, Dores, Inflamações.
O Rubim (Leonurus sibiricus L.) é uma planta muito utilizada para fins medicinais em quase todo território brasileiro. A planta é indicada para fins medicinais para tratar resfriados, bronquites, reumatismos, distúrbios menstruais, pode combater vômito e diarreias.
Mas é preciso ter cuidado e respeitar algumas medidas de cautela.
Segundo o especialista, a planta de fato melhora o processo de digestão, pois tem efeito sobre a vesícula biliar e aumenta as secreções gástricas. Além disso, o boldo auxilia no tratamento de cólicas gastrointestinais, azias, gastrites e colites (inflamações no cólon).
Possíveis efeitos colaterais O boldo é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por curto período de tempo. Entretanto, se o boldo for consumido em quantidade excessiva ou por mais de 20 dias pode causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.
Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono. Antioxidante: atua na proteção das células do corpo conta a ação dos radicais livres, principalmente quando atingem o fígado.
Ele é um eficaz anti-inflamatório natural, especialmente para estômago, fígado, intestino grosso e delgado, assim como o sistema digestivo como um todo. Além disso, ele colabora no tratamento de inflamações causadas pelo uso excessivo de álcool ou narcóticos e alimentos picantes.
O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.
Boldo do Chile: o Pneumus boldus Molina é uma árvore que atinge de 10m a 15 m de altura. Suas folhas são simples, sem pelos, duras e miúdas. O boldo chileno cresce somente na região do Chile. Seu aroma é mais agradável que o boldo de jardim.
Tipos de boldo
boldo - Existem 2 tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior.
O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.
O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos, suores frios, mal-estar e problemas no fígado, como hepatite....2. Chá de boldo para o fígado
MODO DE CULTIVO E REGA: Erva que gosta de sol. Regar 3x por semana quando quente/seco e 2 por semana quando frio/úmido. Precisa de solo rico em nutrientes, fértil e bem drenado. Planta que atinge até 50cm de altura.
O boldo orgânico apresenta fácil manejo e pode ser cultivado em casa, em vasos, jardineiras ou canteiros. “O boldo Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus é uma planta fitoterápica usada com fins medicinais diversos.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Como as folhas são as partes utilizadas com finalidades medicinais, o ideal é fazer a poda das inflorescências (pendões florais), um pouco antes da colheita, para obter uma planta volumosa.
Os materiais utilizados para podar devem estar sempre bem afiados para não machucarem o tronco ou protelarem o tempo de recuperação das árvores. Os ramos menores podem ser retirados com a tesoura de poda, já os galhos mais grossos necessitam de uma tesoura de poda de força ou uma serra.