Auxilia na formação e manutenção dos dentes. Possui ação de ajudar no fortalecimento dos dentes, por um processo de remineralização. ... O Fluoreto de Sódio é um produto indispensável, para os cuidados com os dentes e para aqueles que buscam manter um sorriso bonito e bem cuidado.
Usos: É usado na prevenção de cáries dentárias, e na fabricação de pastas de dentes e inseticidas, na fluoretação de água potável, e como preservante de madeira. Efeitos sobre o organismo humano: por ser usado em cremes dentais, ele inibe a desmineralização dos dentes, tornando-os menos suscetíveis a cárie.
Como é feita aplicação do flúor O flúor concentrado deve ficar em contato com os dentes por 1 minuto, e após a aplicação, é necessário ficar ao menos 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.
Aplicação da técnica: para uso semanal ou quinzenal, recomenda-se bochechar 10 ml de solução NaF 0,2% (2 gramas de fluoreto de sódio em 1 litro de água), vigorosamente, por um minuto, seguida de expectoração1,3. Em ambiente escolar, a atividade pode ser realizada em escovódromo ou no pátio³.
Na natureza, o flúor pode ser encontrado como fluoreto na forma de íon F-, esta forma é estável e ocorre em minérios como a fluorite (CaF2), a criolite (Na3AlF6) e a fluorapatite 3 Ca3(PO4)2Ca(FCl)2.
Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 (9 prótons e 9 elétrons) de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios (grupo 17; anteriormente denominado VIIA) da tabela periódica.
9
Um átomo de flúor possui nove prótons e nove elétrons, sendo eletricamente neutro.
E a massa atômica (A) é a soma de Z mais os neutrons presentes no núcleo, logo: 9 - 19 = 10 neutrons. Um átomo neutro possui o mesmo numero de cargas positivas e negativas, logo o número de elétrons é 9.
Logo, o átomo de flúor tem 9 protons, 9 elétrons, e 10 neutrons.
O nitrogênio pertence a família 5A, tem em sua camada de valência 5 elétrons, portanto para completar a regra do octeto ele precisa de mais três elétrons, ou seja ele faz três ligações.
O Br, Cl e I , são da família 7A, possui 7 elétrons na sua última camada, precisa somente de 1 elétron para completar o octeto e ficar estável. Logo, faz somente uma ligação!
Ligação covalente