O aparelho auditivo é um pequeno dispositivo que deve ser colocado diretamente no ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons, facilitando a audição de pessoas que tiveram perda desta função.
O exame a ser feito pelo Fonoaudiólogo responsável é conhecido como audiometria.
Os aparelhos internos têm um custo mais elevado, entretanto, a escolha entre estes modelos é feita de acordo com as necessidades de cada pessoa. Para o seu uso, é indicado fazer um treinamento de reabilitação auditiva com o fonoaudiólogo, para permitir uma melhor adaptação e, além disso, o médico pode indicar um período de teste domiciliar para saber se há ou não adaptação.
Já a limpeza do aparelho intracanal é feito é feita com a passagem de um pano macio na sua superfície, enquanto que para limpar a saída de som, a abertura de microfone e o canal de ventilação deve-se usar os utensílios de limpeza fornecidos, como pequenas escovas e filtros de cera.
@guiadecompras_uol Este projetor viralizou e já está no topo da nossa wishlist ? Link na bio! #projetorgalaxia #projetorgalaxiaastronauta #produtosamazon #TikTokMeFezComprar #TikTokMadeMeBuyIt #guiadeofertauol ? som original - Guia de Compras UOL
Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.
O aparelho auditivo deve ser manipulado com cuidado, pois é um dispositivo frágil, que pode danificar facilmente e, por isso, é importante retirar o aparelho sempre que for tomar banho, praticar exercícios físicos ou dormir.
Geralmente, as baterias duram 3 a 15 dias, porém, a troca depende da marca do aparelho e da bateria, e da quantidade de uso diário e, na maioria dos casos, o aparelho auditivo dá a indicação de quando a bateria está fraca, fazendo um sinal sonoro.
Portanto, não se espante com os valores que possam ser oferecidos, mas com a qualidade do que estes pequenos dispositivos eletrônicos podem te fornecer.
Se você não está escutando os sons com clareza, pode ser o primeiro sinal para procurar um médico especialista, que poderá ser um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.
É conhecido como presbiacusia e até já fizemos um artigo sobre isso aqui no nosso site.
Como especificado nesse artigo no nosso site, é possível encontrar aparelho de audição em duas formas: internos, conhecidos como intra-auriculares, e externos, chamados de retroauriculares.
O uso de aparelho auditivo, também chamado de prótese auditiva acústica, é mais comum em pessoas mais idosas, já que é normal haver perda da capacidade auditiva por causa do envelhecimento. No entanto, o aparelho auditivo pode ser indicado para qualquer pessoa, independentemente da idade, que apresente alterações auditivas.
O aparelho para surdez é um pequeno aparato tecnológico que serve para beneficiar pessoas com perdas auditivas e entregar saúde e bem-estar a todos que possuem algum tipo de surdez.
[…] planos de saúde não são obrigados por lei a cobrir os custos com aparelho auditivo pois a Agência Nacional de Saúde não obriga as operadoras dos planos de saúde a fazer isso. […]
Quando há qualquer tipo de perda da audição, deve-se passar pela avaliação do otorrinolaringologista, que irá avaliar o tipo de surdez e confirmar se há necessidade de uso do aparelho auditivo ou se será necessário algum medicamento ou realização de alguma cirurgia para tratamento. Em seguida, o fonoaudiólogo será o profissional responsável por indicar o tipo de aparelho, além de adaptar e acompanhar o aparelho auditivo para o usuário.
Para mudar a bateria, normalmente, é apenas necessário aproximar um ímã magnético para remover a bateria. Depois de tirar a bateria gasta, é necessário encaixar uma bateria nova e carregada para o aparelho funcionar corretamente.
Existem diversos tipos de aparelho, de uso interno ou externo à orelha, compostos por microfone, amplificador de som e auto-falante, o que aumenta o som para chegar ao ouvido. Para o seu uso, é necessário ir no otorrinolaringologista e fazer exames de audição, como audiograma, para saber qual o grau de surdez, que pode ser leve ou profunda, e escolher o dispositivo mais adequado.
Além disso, é importante levar o aparelho na loja de aparelhos auditivos, pelo menos 2 vezes ao ano, para fazer manutenção e sempre que não estiver funcionando corretamente.
Além disso, no caso de uma surdez mais grave, do tipo neurossensorial, ou quando não há melhora da audição com o aparelho auditivo, pode ser necessário o implante coclear, um equipamento eletrônico que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que levam os sinais elétricos ao cérebro que os interpreta como sons, substituindo totalmente o ouvido de pessoas que têm surdez grave. Veja mais sobre o implante coclear.