A água é essencial para a vida das plantas. Para sobreviver, elas necessitam de água bem como de nutrientes que são absorvidos do solo pelas raízes. Sua composição de 90% água é transportada por toda a planta, quase continuamente, para manter seus processos vitais.
É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
Como as plantas e os animais se relacionam com o ambiente? A relação que há entre as plantas e os animais é que elas proporcionam a todos eles a vida, seja de forma direta, como alimento, ou indireta, alimentando suas presas e proporcionando oxigênio.
Procure plantar as mudas em dias chuvosos ou em dias mais frescos e molhe o local antes de colocar a planta. Se for uma muda com raízes, posicione-as bem distribuídas pela cova. Já se for com torrão, coloque todo ele dentro da cova e evite despedaçá-lo.
As partes da planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. As plantas são seres vivos e, assim como as pessoas, elas também nascem, crescem, se reproduzem e morrem. A diferença é que elas não são humanos, são vegetais. Para as plantinhas viverem, cada parte delas tem que fazer o seu trabalho.
As plantas são as produtoras do ecossistema da Terra. Eles são autotróficos, ou seja, eles produzem seus próprios alimentos através da fotossíntese. Eles também são uma parte importante do ciclo hidrológico da Terra. As plantas ajudam a manter o equilíbrio ambiental através da fotossíntese. Para realizar a fotossíntese, as plantas precisam de matérias-primas como dióxido de carbono e água.
O crescimento e desenvolvimento das plantas estão relacionados com fatores internos principalmente com os hormônios vegetais (fitormônios) e fatores externos (luz, água, temperatura, etc). ... Possuem como característica promover a germinação das sementes e estimular a floração de algumas plantas.
Os animais são seres vivos que, assim como as plantas, precisam de comida e de água para viver. No entanto, ao contrário das plantas, que produzem seu próprio alimento, os animais têm de comer plantas e outros animais. ... Os animais são seres vivos que precisam se alimentar de plantas ou de outros animais para sobreviver.
A temperatura do ar tem efeito direto no crescimento, pois determina a velocidade das reações bioquímicas que resultam na formação de tecidos vegetais (folhas, caules, flores, raízes). ... Assim, em dias muito nublados, as plantas também crescem pouco, mesmo com temperatura adequada, pois falta energia para a fotossíntese.
A água é um fator extremamente importante, essencial para a sobrevivência das plantas e tem a mesma função nas plantas que o sangue nos animais. Ele atua como um meio de transporte nas plantas para levar alimentos a diferentes partes da planta. As plantas também usam água para manter a temperatura.
A fotossíntese requer luz solar, que é captada pela clorofila, uma substância presente nas folhas das plantas que lhes dá a sua cor verde característica, tal como a concentração de melanina dá à pele humana a sua cor. Como subproduto do processo de fotossíntese, a planta liberta oxigénio, que é o que nós humanos utilizamos para respirar. É por esta razão que as florestas e selvas são frequentemente chamadas "pulmões de plantas", uma vez que são responsáveis pela criação do oxigénio que respiramos.
As plantas precisam de luz do Sol, água e ar para crescer. São incapazes de se locomover, e suas células têm paredes rígidas constituídas de um material resistente, a celulose. Além disso, elas fabricam o próprio alimento através de um processo denominado fotossíntese.
A água é usada para os processos químicos e bioquímicos apoiando o metabolismo, que utiliza a luz solar para dividir o conteúdo em hidrogênio e oxigênio. O primeiro em seguida, usa o dióxido de carbono no ar para produzir açúcar. O segundo fica descartado para a atmosfera como vapor de água.
As plantas utilizam a luz para realizar o fenômeno conhecido como fotossíntese, que é o processo pelo qual elas utilizam da energia luminosa para produzir energia química para o crescimento. Nesse processo, elas realizam a captura do gás carbônico do ambiente e liberação do oxigênio para a atmosfera.
As plantas podem crescer bem em uma faixa ideal de temperatura. O clima mais frio do que as plantas pode suportar retarda os processos de vida nessas plantas e faz com que elas acabem murchando. As plantas adaptam sua fisiologia e morfologia de acordo com seu habitat, desenvolvendo adaptações. Por exemplo, as árvores coníferas se adaptaram para crescer em climas frios. Da mesma forma, as plantas do deserto, como os cactos, se adaptaram para prosperar em altas temperaturas.
As plantas usam seus pêlos radiculares para absorver a água do solo. Eles acabam perdendo a umidade por um processo chamado transpiração, que é a perda de água da superfície dos caules e folhas das plantas.
Encha o buraco com água e espere que a terra a absorva, depois coloque a flor dentro do mesmo. Volte a encher o buraco com água e comece a cobri-lo com terra até chegar ao topo do buraco. Repita para todas as flores que plantar e, no final, regue todo o jardim e admire o seu trabalho!
Uma vez criada a seiva produzida através da foto-síntese nas folhas, esta é distribuída pela planta através dos vasos liberianos, alimentando todas as secções da planta, incluindo os caules lenhosos.
O sol é a principal fonte de energia para quase todos os seres vivos da Terra. Dá a uma planta a energia luminosa necessária para fotossintetizar, que converte essa energia em uma forma armazenável (glicose) e mantém as plantas vivas. A fotossíntese também produz o oxigênio que todos os animais precisam para sobreviver.
Plantas bem irrigadas mantêm sua forma devido à pressão interna de água nas células chamada de turgescência. Quando há insuficiência de água, a pressão cai e a planta murcha. Essa pressão é essencial para a expansão celular da planta, que levará ao seu crescimento.
As plantas se alimentam de duas maneiras:
- A fotossíntese é o processo que converte a luz em energia química, como carboidratos e açúcares.
- A outra maneira de as plantas se alimentarem é absorvendo nutrientes do solo.
A maioria das plantas usa uma combinação de ambos os métodos para obter o que precisa.
Os dois tipos de fotossíntese: fixação de carbono e liberação de oxigênio:
Lynn O'Meara is a professional writer and editor with more than 18 years experience in the news business. She is a feature writer with specialties in the areas of fashion, beauty, food and gardening. Her background is journalism and communication for home economics.