Extraído da Almécega (árvore aromática em todas as suas partes), é uma árvore da Floresta Amazônica, esta resina, considerada sagrada para os indígenas e ribeirinhos, e carinhosamente chamada de Breuzinho e também conhecida como Breu. Utilizado em cerimônias, rituais de cura, para afastar maus espíritos, para problemas físicos e para criar boas energias por povos indígenas.
Seu consumo regular também mostrou uma extrema importância para combater a anemia. Além disso, o Breu é muito útil para prevenir doenças relacionadas aos glóbulos vermelhos.
Para aqueles que buscam um cuidado diferenciado para o corpo, com um aroma diferente e proveniente da Amazônia, os produtos derivados do breu branco são os mais indicados.
Existem diversos depoimentos de pessoas que, após consumirem o Breu, entraram em contato com um estado de regressão e com informações até então escondidas em suas memórias, ou seja, elas tiveram a saúde da memória restaurada significativamente.
Além disso, o Breu possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, expectorante e cicatrizante.
Ocorre nas matas de terra firme e é nativa da floresta amazônica. Sua característica principal é a liberação de resina aromática no tronco formando pelotas após a realização de um corte. Pode também ser encontrada naturalmente, induzida por insetos.
E aí, você gostou desse conteúdo? Então continue explorando o nosso blog e fique por dentro do mundo fascinante da perfumaria conosco!
O uso da madeira da árvore e do óleo essencial são muito parecidos com o Breu Branco. O Óleo Essencial de Breu Preto é benéfico como expectorante, anti séptico, anti-inflamatório, cicatrizante, ajuda no aumento da imunidade, além de ser uma ótimo para meditação e purificador energético.
Como o procedimento para extração da resina é o mesmo, ele sai de forma líquida da planta e se solidifica em contato com as moléculas do ar, o Breu Amarelo, também, vira uma pedra. Há muitas pessoas que as quebram e as ingerem, em quantidades baixíssimas, junto com os alimentos, visando a melhora da estrutura óssea e evitando a osteoporose, por exemplo. Todavia, ainda não há orientações sobre esse tipo de uso e os reais impactos da substância ingerida no organismo. Dessa forma, a indicação, ainda são os tratamentos naturais por meio da Aromaterapia, que são muito benefícios no tratamento de doenças e seus métodos são cientificamente comprovados.
Em novembro deste ano, 2022, estive no novo espaço da Natura, uma experiência inserida no macroprojeto do Centro de Inovação da Natura, o mais avançado polo de pesquisa e tecnologia cosmética da América do Sul, e projetado pelo arquiteto Roberto Loeb.Entre os inúmeros frascos da Sala Alquimia, estava o Breu-Branco, posicionado logo ao lado do óleo essencial de sândalo, outro ingrediente que já inspirou um dos artigos aqui do nosso blog.
Devido às propriedades acima citadas, é muito utilizado no combate às dores de cabeça e musculares, doenças inflamatórias como Artrite e Reumatismo; como cicatrizante, é muito empregado em inflamações advindas de picadas de insetos. Também é muito utilizado em defumações ou em cremes/loções, como repelente.
A árvore pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, mas só onde há mata nativa bem preservada. Por não tolerar o desmatamento pode ser considerada um bio-indicador do estado de conservação do ambiente. Além disso, seus frutos são cobertos por uma massa branca e doce que atrai pássaros e outros dispersores.
Atenção: “O Dr. Saúde é um site de caráter informativo sobre saúde, nutrição e bem estar e não substitui o aconselhamento e acompanhamento de médicos profissionais, como diagnóstico ou tratamento”.
Possui propriedades emocionais e da psicoaromaterapia, atuando no inconsciente, nos sonhos e na região mística do cérebro. Purifica energia, afasta más vibrações e ajuda a ter mais equilíbrio das emoções. Facilita a entrada em estados alterados de consciência e meditação, agindo como um purificador energético de amplo espectro.
O lançamento de Francisco Costa, com a marca Costa Brasil, exemplifica o que almejamos ver na perfumaria: ingredientes brasileiro cativando novos mercados. Diretor criativo da coleção feminina da Calvin Klein, Francisco aparece com sua linha de cosméticos que busca capturar a real essência do Brasil.
Além desse uso, o breu escuro também pode ser utilizado para dar aderência aos cabos de aço, como aqueles utilizados em elevadores e em peças de fábrica, além da medicina fitoterápica.
Você sabia que existem diferentes tipos de Breu? É verdade! Além das diferentes formas, o Breu pode ter cores distinta, conforme a região e a espécie da árvore de onde é extraída. Para te ajudar a saber qual a mais indicada para você, nós te explicamos sobre elas. Confira:
Bom dia , fiquei sabendo que uma colher de chá do breu junto uma banana prata e um copo de leite (cheic) tomar uma vez na semana, bom para dores nas pernas ou melhor osteoporose, isto é verdade? Estou muito enteressada pois gosto de produtos naturais.
Amadeirado intenso, essa fragrância foi criada em 2019 por Verônica em parceria com o francês Yves Cassar, perfumista VP da IFF que já desenvolveu perfumes Giorgio Armani, Calvin Klein e Tom Ford.
Pesquisas científicas comprovam sua eficácia como produto medicinal, principalmente na Aromaterapia, no tratamento de doenças como asma, bronquite, além de combater problemas de memória, melhorar a concentração e relaxamento.
Já falamos um pouco das propriedades terapêuticas do Óleo Essencial Breu Branco usado na Aromaterapia. Mas, para que você tenha clareza de como ele é muito eficaz no tratamento natural de algumas doenças, confira no que mais suas particularidades são benéficas: