Pode ser usada no tratamento de afecções do estômago, afecções pulmonares, asma, bronquite, dores de ouvido, espasmos, febre, reumatismo, coqueluche, problemas das vias respiratórias, tosse, tosse catarral, entre outras.
Suas folhas verde-claras são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes. Possui aplicações na medicina popular como expectorante e emoliente. O óleo das folhas contém compostos alifáticos e aromáticos, fenilpropanoides, monoterpenos e sesquiterpenos.
É uma árvore que atinge aproximadamente 10 metros de altura. Possui um tronco muito tortuoso(torto) e ramificado e uma madeira muito dura. A palavra Cambará é de origem tupi-guarani e significa "árvore de casca rugosa". Uma característica marcante do cambará é em relação ao seu tronco, que é muito duro.
Na medicina popular, Lantana camara é utilizada como diurético, expectorante, anti-hemorrágico, antirreumático, febrífugo, e suas raízes como anticonvulsivo.
Forma: árvore perenifólia, com 3,5 a 10m de altura e 20 a 40cm de DAP. Exemplares adultos atingem até 15m de altura e 60cm de DAP. Tronco: poucas vezes, seu tronco é reto; quase sempre é irregular a canaliculado, tortuoso e inclinado. Fuste normalmente curto, até 6m de comprimento, geralmente com multitroncos.
Por fim, a planta inteira é aplicada para tratamento de distúrbios hepáticos e estomacais, feridas e queimaduras, infecções na garganta, menorragia, dismenorreia, pressão alta, inflamação, inflamação uterina, dor de urina e de bexiga, infecção pelos vírus das hepatites A, B e C, como expectorante, antialérgica e ...
A Tanchagem é uma planta medicinal da família das Plantagináceas, também conhecida como Tansagem ou Transagem, muito utilizada para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino.