Em 2016, o Sudeste concentrava 48,3% das ONGs. O Sul, 22,2% do total e o Nordeste, 18,8%. Norte tinha 3,9% e Centro-Oeste, 6,8%.
O Mapa das OSC (Organizações da Sociedade Civil) - termo usado como sinónimo para ONG -, realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Económica Aplicada), mostra que há 205 182 organizações que atuam no Nordeste brasileiro, nas mais diferentes áreas.
16. Em 2015, havia 136.
Das 820 mil, 709 mil (86%) são associações civis sem fins lucrativos, 99 mil (12%) são organizações religiosas e 12 mil (2%) são fundações privadas.
"As primeiras ONGs surgem no Brasil ainda nos anos de 1950, início dos anos 60, vinculadas ao trabalho de educação de base, normalmente vinculadas à Igreja, e depois elas foram crescendo."
As 10 ONGs brasileiras mais influentes
Uma ONG – ou seja, uma Organização Não-Governamental – consiste em uma organização sem fins lucrativos, e também sem subordinação estatal, que atua em prol de uma causa social, como a defesa do meio ambiente, a garantia dos direitos indígenas, a prevenção de doenças, a proteção dos direitos das crianças, entre outros ...
As ONGs são mantidas por doações e por financiamento privado. Os governos podem enviar recursos financeiros para as ONGs, através da assinatura de contratos de parceria. Mas, mesmo nessas situações, elas mantêm a sua autonomia de funcionamento.
As ONGs atuam no chamado terceiro setor, onde há a omissão dos governos e da iniciativa privada. O trabalho das ONGs é focado na atuação em áreas vulneráveis da comunidade, que geralmente não são cobertas pela ação governamental, ou essa ação não é suficiente para resolver a situação.
As organizações não governamentais não devem receber dinheiro público. A relação das ONG's com o setor público é de fornecer auxílio em questões sociais sob auxílio das camadas privadas, não devendo cumprir funções no lugar do estado mas sim dando base para a ação social.
O papel das ONGs foi edificado com o propósito de desenvolver soluções para problemas latentes em determinadas regiões, em diversas esferas como educação, pobreza, meio ambiente, saúde, cultura e lazer.
As Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientais lutam em defesa do Meio Ambiente, pesquisas, educação ambiental, etc. ... O objetivo nas ONGs sérias convergem na maioria dos projetos na preocupação em diminuir a enorme distancia entre "teoria e a prática", despertar o cidadão consciente na tutela da Natureza.
Ou seja, verificamos a importância da ONG para a ecologia porque essas Organizações Não Governamentais estudam e produzem dados e informações que o estado não realiza sobre a área da ecologia, além de conscientizarem, militarem e atuarem diretamente na prevenção e combate à destruição dos ecossistemas.