Resposta. Resposta: De acordo com Yann Kinger, especialista do Instituto Físico do Globo (IPG), no caso do Haiti, o fator agravante foi pela proximidade da superfície em que ocorreu o fenômeno, apenas 10 quilômetros de profundidade. Aconteceu no limite norte da placa das Antilhas com a placa norte-americana.
O desastre mais mortal dos últimos 20 anos foi o terremoto de janeiro de 2010, que matou mais de 220 mil pessoas. O Haiti passou ainda por três anos de seca relacionada ao El Niño antes de ser atingido, no último dia 4 de outubro, pelo furacão Matthew, que deixou até agora quase 500 mortos, na contagem oficial.
No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. ... Fato que realmente aconteceu no dia 20 de janeiro.
Resposta: Devido ao forte impacto do terremoto, uma grande quantidade de lixo foi retirada e animais morreram, e uma grande quantidade de lixo foi transportada para rios e áreas onde o lixo não era possível.
Resposta. Os países foram: República Dominicana, Cuba, Jamaica e Bahamas.
O motivo por Japão ter tantos terremotos é que, próximo a este há um encontro de três placas tectônicas, quando elas se chocam causam tremores mais intensos que em outros lugares. ... Se não bastassem os terremotos, quando essas placas se colidem também são formados ondas gigantes no mar, conhecidos como Tsunamis.
América do Norte
Publicado em - 09:58 Por Agência Brasil* - Brasília. O terremoto que devastou o Haiti e deixou cerca de 300 mil mortos e mais 300 mil feridos faz hoje (12) 10 anos. O terremoto agravou as condições de miséria do país mais pobre das Américas. Um 1,5 milhão de pessoas ficaram desabrigadas.
Parou de trabalhar nesta sexta-feira (12) o batalhão que o Brasil enviou ao Haiti para atuar na distribuição de ajuda humanitária após o terremoto de janeiro de 2010, que deixou cerca de 300 mil mortos e 3 milhões de desalojados.
O Haiti fica no encontro de duas grandes placas tectônicas: a placa do Caribe e a placa Norte-americana. O atrito entre duas placas é o que causa a maior parte dos terremotos.
Sismo de Valdivia de 1960.
Veja abaixo a lista com os dez maiores terremotos da história desde 1900, com base nas magnitudes registradas.
Magnitude maior que 9: destruição total com ondulações visíveis. O maior terremoto já registrado ocorreu no Chile em 1960, com uma magnitude de 9,5 graus na Escala Richter, provocando inúmeros feridos e cerca de dois mil mortos.
"Para medir a energia liberada pelo sismo, utilizamos a escala Richter, e para avaliar seus efeitos, utilizamos a escala Mercalli-Modificada", complementa. A escala Richter foi desenvolvida em 1935 na Califórnia, Estados Unidos. ... "O terremoto de maior magnitude já registrado foi no Chile, em maio de 1960.