Neolítico: primeiras civilizações O Nilo favoreceu a agricultura e a produção de excedentes, possibilitando a criação de pequenos núcleos políticos – os nomos – gerenciados por monarcas. Esses centros acabaram separando-se em dois reinos distintos: Baixo Egito, ao norte do rio Nilo, e Alto Egito, ao sul do Nilo.
O homem passou assim de nômade a agricultor e pastor. Cria-se, assim, um novo tipo de economia, chamada de economia de produção, em que os seres humanos já sabem produzir os alimentos necessários à sua sobrevivência, graças à criação de animais e ao cultivo da terra.
A revolução neolítica é também uma revolução educativa: fixa uma divisão educativa paralela à divisão do trabalho (entre homem e mulher, entre especialistas do sagrado e da defesa e grupos de produtores); fixa o papel-chave da família na reprodução das infraestruturas culturais: papel sexual, papéis sociais, ...
No neolítico através de novas técnicas de agricultura os plantios q mais se encontravam eram de trigo ,cevada, milho,batata,mandioca e arroz.. ja entre os animais carneiros,cabras,bois e porcos . no neolítico comiam trigo,cevada ,milho ,mandioca e etc,e entre os animais eram carneiros,cabras,bois etc.
Existe um divisão da era pré-histórica que classifica os períodos em: Paleolítico ou Período da Pedra Lascada, Neolítico ou Período da Pedra Polida e Idade dos Metais.
Divisão da história depois da pré-história São elas: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. É preciso perceber que a divisão da História é um método utilizado pelos estudiosos para melhorar a compreensão do desenvolvimento histórico, político, cultural da humanidade.
Idade Média: vai do final da Antiguidade até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453); Idade Moderna: vai do final da Idade Média até o fim do século XVIII (Revolução Francesa, em 1789); Idade Contemporânea: vai do fim da Idade Moderna até os dias atuais.