Quem mora em SP e pretende estudar Medicina encontra uma boa oferta de faculdades para seguir a carreira dos sonhos.
Na Unesp, o curso de Medicina é bastante disputado, por já ser uma instituição reconhecida e bem estruturada. Também conta com um cursinho pré-vestibular para pessoas com baixa renda que querem ingressar e precisam desse suporte.
A instituição oferece cerca de 80 vagas anuais para o curso de Medicina, que acontece em período integral. O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.
O mercado de trabalho para o bacharel em Medicina geralmente é robusto e diversificado. Médicos são essenciais para o sistema de saúde como um todo, e suas habilidades são demandadas em diversas áreas e setores.
Outro destaque do local fica por conta do departamento médico, já que a Rede Escola de Saúde conta tanto com um hospital universitário quanto com uma unidade de saúde escola. Esta última, aliás, presta atendimento de reabilitação, saúde mental, práticas integrativas e muito mais.
Assim, a Estácio é uma ótima escolha, pois conta com diversas unidades em todo o Brasil, facilitando toda essa transferência sem que haja perdas no desenvolvimento do aluno.
O curso de Medicina é o mais antigo da universidade. Seus programas de assistência médica, docência e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistencial que inclui o Hospital de Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Hemocentro, o Gastrocentro, Hospital Estadual de Sumaré e vários Centros de Saúde da rede pública do Município de Campinas.
O curso da Unesp é um dos mais concorridos do País. Para estimular os estudantes de escolas públicas a disputarem as vagas, a unidade mantém um cursinho pré-vestibular para alunos de baixa renda.
É interessante considerar que o curso de Medicina da Unesp já chegou a ter mais de 300 candidatos concorrendo apenas para uma vaga, o que é um bom indicativo da sua competência.
A Unifesp possui duas formas de ingresso: pelo Sisu e Sistema Misto de Ingresso, em que, além da nota Enem, aplica-se uma prova complementar. Essa segunda forma de ingresso é exigida pelo curso de Ciências Biológicas, Engenharia Química e Medicina. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.
Apesar da alta procura, nem todos os campos universitários contam com o curso, pois essa formação exige uma alta estrutura, com mais laboratórios, possibilidade de estudo em tempo integral e bons investimentos.
Quem já tem uma graduação tem mais facilidade para ingressar. A entrada para a segunda graduação normalmente é mais facilitada, pois você vai apresentar toda a documentação do curso anterior e ser melhor avaliado.
O objetivo do Curso de Medicina da PUC-SP é proporcionar aos futuros médicos uma formação sólida e humanista, com postura crítica, ética, reflexiva e proativa, tanto em relação à assistência e ao cuidado individual quanto em relação à responsabilidade social. Formam-se profissionais comprometidos com o seu aprimoramento, afeitos às constantes inovações científicas e tecnológicas, aplicadas ao bem-estar individual e coletivo.
Com as atividades iniciadas em 1912, a instituição foi responsável direta pela formação de mais de cinco mil médicos do país. Atualmente, ela está integrada ao Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, permitindo uma qualificação profissional mais alinhada à prática do mercado.
Durante o estágio obrigatório da faculdade de Medicina na UNICID, os futuros médicos têm a oportunidade de se familiarizar com diversos ambientes de trabalho, incluindo ambulatórios, prontos-socorros, unidades de atenção básica à saúde, consultórios especializados e hospitais de diferentes níveis de complexidade.
Outra forma, e talvez a mais antiga, é por meio do vestibular da própria faculdade. É possível entrar nos momentos em que a instituição dispõe de agenda para o vestibular ou nas datas que você consegue agendar e ir no dia combinado.
Gostou de saber sobre o melhor caminho para ingressar na melhor faculdade de Medicina? Então, desubra mais detalhes sobre o curso de Medicina da Estácio.
Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Campinas. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação em duas importantes áreas da saúde, sendo elas a Odontologia e Medicina.
Conta ainda com o Hospital Simulado, um centro de simulação realística, e a parceria com o Marc Institute Brazil Courses, instituto de estudos da anatomia humana em fresh frozen specimens.
O curso de Medicina da instituição tem organização estrutural e didática baseada em um currículo inovador com Departamentos, onde as disciplinas afins são agrupadas para se otimizar o ensino, além de evitar excessos e gigantismos burocráticos-financeiros, com administração fundamentada na meritocracia e alternância de comando.
Meio de ingresso mais importante da FCMSCP: vestibular tradicional, realizado uma vez por ano e organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).
Portanto, é indispensável que a faculdade, universidade ou centro universitário tenha a infraestrutura necessária para a sua preparação profissional, não é mesmo? Com isso em mente, trouxemos algumas das instituições que são referência em São Paulo. Acompanhe o post e saiba mais sobre elas!