A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em realção às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
Pode ser compreendida por meio das influências históricas e regionais sobre os falares. Você sabe o que é variação linguística? A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais.
Continue a leitura e confira!
Resposta. Resposta: Com os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, os portugueses ampliaram enormemente o império de sua língua. No Brasil, a língua portuguesa apresenta uma relevante diferenciação com o português de Portugal; há, evidentemente, diferenças sintáticas, semânticas e fonéticas.
Refere-se a cada uma das modalidades em que uma língua se diversifica, em virtude das possibilidades de variação dos elementos do seu sistema (vocabulário, pronúncia, sintaxe) ligadas a fatores sociais ou culturais (escolaridade, profissão, sexo, idade, grupo social etc.)
Resposta. Resposta:s variedades lingüísticas existem e precisam ser respeitadas, e o seu uso não deve ser considerado errado: são maneiras diferentes de se falar a mesma língua e sua utilização não prejudica o entendimento.
É importante destacar que a variação linguística está intimamente relacionada com o contexto sócio-econômico de seus falantes. Está diretamente relacionada com a interação entre as pessoas de um mesmo grupo social. Esta variação não deve ser objeto de preconceito por aqueles que dominam ou pensam dominar a norma culta.
A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento. Podemos optar por dois diferentes registros da língua portuguesa: a variedade padrão ou a variedade popular, também conhecida como linguagem coloquial.
1.
A língua, escrita ou falada, possui vários tipos de registros. ... Adequação é o uso correto do tipo de linguagem de acordo com o contexto - o local, o assunto, as pessoas envolvidas na comunicação. Inadequação é o posto, o uso da variedade errada.
Os fatores extralinguísticos podem ser entendidos como aqueles que ultrapassam a própria linguística escrita, utilizando elementos como: Faciais; Corporais; Gestuais.
Aspectos linguisticos São os aspectos voltados para o funcionamento da lingua, no que diz respeito a sua sistematização.
É uma técnica que disassocia, recupera e avalia os elementos de um texto, tal como as idéias, expressões,..., para determinar seu valor e importância.