substantivo masculino Filho de branco com índio; indivíduo que possui uma ascendência indígena e branca; mestiço, mameluco. [História] Soldado caucasiano convertido ao islamismo, pertencente à antiga milícia turco-egípcia. Etimologia (origem da palavra mameluco). Do árabe mamluk.
A diversidade dos povos indígenas reúne uma série de linguagens, opiniões e formatos, que carregam há décadas. ... Região com maior número de indígenas: Norte – 342,8 mil. Região com menor número de indígenas: Sul – 78,8 mil. São mais de 800 mil índios, 305 etnias que falam 274 diferentes tipos de línguas.
A Constituição de 1988 assegurou aos índios o direito à diferença, o direito dos índios receberem tratamento diferenciado, é dizer, a Constituição reconhece aos índios direito de terem cultura diferente, relações diferentes e direitos diferentes.
Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.
São obras abertas, inacabadas, se fazendo constantemente” (id. ibid.: 302). Tais saberes peculiares, que consistem em processos, modos de fazer e outros protocolos diferentes, constituem o que denominamos Etnosaberes.
Existem dois grandes troncos de línguas indígenas no Brasil, o Tupi e o Macro-Jê, além de famílias linguísticas que, por não apresentarem graus de semelhanças suficientes, não podem ser agrupadas em troncos, a saber: karib, pano, maku, yanoama, mura, tukano, katukina, txapakura, nambikwara e guaikuru.
Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.