O ambiente gráfico é um programa criado para tornar mais fácil a utilização do computador por meio de representações visuais do sistema operacional. O Windows possui apenas o ambiente gráfico padrão, com a chamada Windows Aero nas versões Windows Vista e Windows 7.
Organizar a navegação, deixar o visitante confortável durante a visualização das informações, distribuir pesos de importância para cada tipo de conteúdo ou links e dessa forma, guiar a atenção do usuário, utilizando elementos gráficos e recursos de diagramação apropriados para este fim.
Entende-se interface gráfica como sendo o local virtual onde o aluno tem acesso ao conteúdo do curso, bem como às ferramentas de interação, aos exercícios e às funções de suporte técnico. O objetivo da escala é mensurar a satisfação com a usabilidade da interface gráfica do curso.
As interfaces gráficas mais conhecidas são Unity, Gnome, KDE, XFCE, LXDE, Cinnamon e Mate. No momento a mais usada no Linux é o Unity por ser a interface gráfica padrão do Ubuntu.
LXDE
Unity
XFCE é um ambiente de trabalho gráfico, executado sobre o sistema de janelas X (daí vem a origem de Xfce) em sistemas Unix, seus derivados e Linux. Assim como GNOME 2, o Xfce utiliza a biblioteca GTK+2 para fazer a interface com o usuário, o que os tornam ligeiramente parecidos.
Dê uma olhada nos seus aplicativos instalados. Se muitos deles começam com K - você está no KDE. Se muitos deles começam com G, você está no Gnome.
XFCE (pronunciado como quatro letras individuais) é um ambiente de trabalho gráfico livre, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix, seus derivados e Linux.
Xfce. Por fim, temos o ambiente gráfico mais leve da lista. Não o mais leve possível, mas que consome realmente poucos recursos da máquina. O Xfce é geralmente recomendado para os minimalistas, ainda que não “minimalistas minimalistas”, cargo que certamente tem o LXDE como representante.
"Sem mais delongas, o Lxde é mais leve que o Xfce. O consumo de memória e da CPU do Xfce é um pouco mais alto do que o do Lxde. O Xfce puro inicia consumindo cerca de 59mb de memória ou um poucos mais, e em alguns casos até menos.
Não suporta tantos recursos como Cinnamon ou MATE, mas é extremamente estável e muito leve no uso de recursos....Cinnamon, MATE ou Xfce? ¶
KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas Linux, FreeBSD, Solaris Microsoft Windows, e Apple Mac OS X.
GNOME, KDE, XFCE, LXDE, FluxBox, OpenBox e afins são interfaces gráficas. Vou falar das mais conhecidas e mais usadas: GNOME: é escrito com base em GTK+. GTK+ é toolkit multiplataforma para criação de interfaces gráficas, originalmente desenvolvido para o GIMP.
O GNOME é um ambiente desktop completo para sistemas operacionais das famílias GNU/Linux e UNIX. Surgiu pouco tempo depois do lançamento do KDE, com a proposta de ser um projeto de código aberto e 100% livre (que ainda não era o caso do KDE).
Ao fazer a instalação você deve reiniciar o computador (encerrar a sessão não funcionou para mim), ao voltar da reinicialização, na tela de login clique no ícone da engrenagem e selecione a opção GNOME (que vai rodar com Wayland) ou “GNOME on Xorg”, conforme você desejar, depois basta digitar a sua senha e se logar no ...
Na informática o Shell, de maneira genérica, é um programa que intermedeia o contato entre o usuário e o computador. É a interface entre o usuário e o sistema operacional (kernel). ... Programas de aplicação também pode implementar uma interface de linha de comando.
As distribuições Linux mais populares de 2020
As 10 distribuições Linux mais bonitas
11 melhores distribuiçoes Linux para programar em 2021