A Educação Progressista considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. Sua metodologia consiste no desenvolvimento de atividades de ensino que consideram o aluno como o centro do processo ensino-aprendizagem.
Na Tendência Progressista Libertadora, a escola deve ajustar as necessidades individuais ao meio social. ... A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas. A metodologia utilizada é feita através de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária. ... Paulo Freire é sem dúvida alguma: “Um educador humanista e militante.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” ... “O educador se eterniza em cada ser que educa.” “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.
Avaliação libertadora não é só um evento, digamos, um estado de coisas, é também um salto. Trata-se de uma avaliação que protesta ( contra toda e qualquer forma de exploração) e uma avaliação que desperta ( desperta para uma outra forma de organização social mais justa, menos feia).
Ementa. Para Freire, a avaliação da aprendizagem tem como objetivo a emancipação dos sujeitos envolvidos. ... A avaliação da aprendizagem, na visão freiriana, deve promover a consciência crítica por meio do diálogo livre, permanente e democrático (sem autoritarismo ou excessos de poder) entre professor e aprendiz.
Na tendência pedagógica libertadora, a atividade esco- lar é centrada na discussão de temas sociais e políticos, deno- minados por Paulo Freire de “temas geradores”; pode-se falar de ensino centrado na realidade social, em que professores e estudantes desenvolvem relação horizontal e analisam proble- mas e realidades ...