Existem três tipos de vistas: a superior, a lateral e a frontal.
No caso duma perspectiva realizada com dois pontos de fuga, cada face da figura (neste caso o quadrado) se estendem com linhas imaginárias que se unem em dois pontos de fuga localizados a ambos lados do objecto e sobre a linha do Horizonte. Bem seja que o objecto esteja acima da linha do horizonte ou abaixo da mesma.
Desenhos em Perspectiva Com Um Ponto
Em um desenho com dois pontos de fuga os dois ficam localizados sob a linha do horizonte. São nesses pontos que as linha vão convergir, com exceção daquelas perpendiculares ou oblíquas.
#1 – Desenhe a Linha do Horizonte e os Três Pontos de Fuga Desenhe uma linha do horizonte e três pontos de fuga – dois na linha e um acima. Observe como se você olhar para cima, o horizonte se move para o baixo do seu campo de visão – você vê mais céu. Então desenhamos o horizonte muito baixo como forma de compensação.
Definição de perspectiva: No desenho artístico a perspectiva pode ser definida como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas quando estas são representadas sobre uma superfície plana como a do papel de desenho.
A expressão perspectiva de vida diz respeito ao que cada pessoa imagina e deseja para o seu futuro. Sendo assim, um estudante universitário, por exemplo, tem a perspectiva de se graduar, dar início à sua carreira e se tornar uma referência em sua área de atuação.
A perspectiva era um expediente geométrico que produzia a ilusão da realidade, mostrando os objetos no espaço em suas posições e tamanhos corretos. A perspectiva capta os fatos visuais e os estabiliza, transformando o observador em aquele para o qual o mundo todo converge.