Em química orgânica, a amina secundária são compostos orgânicos derivados da amônia. São consideradas básicas, pois possuem um par de elétrons livre que pode se ligar a um cátion através de uma ligação covalente dativa.
Aminas são substâncias orgânicas que apresentam um ou mais radicais ligados ao Nitrogênio e são muito utilizadas na produção de outros compostos orgânicos. Aminas são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da substância amônia (NH3) pela substituição de um ou mais hidrogênios por radicais orgânicos.
Amidas são compostos derivados dos ácidos carboxílicos pela substituição de um grupo OH por um grupo amino (NH2). Identifica-se esta função pela presença do nitrogênio ligado diretamente ao carbono da carbonila. A nomenclatura é dada por uma alteração no nome do ácido carboxílico.
Aminas e amidas são duas das funções nitrogenadas mais comuns, ou seja, são compostos orgânicos que contêm átomos de nitrogênio na cadeia carbônica.
Na amida primária nenhum hidrogênio foi substituído. Na amida secundária, 1 hidrogênio foi substituído. Na amida terciária, 2 hidrogênios (todos) foram substituídos. Alguns professores dizem que a diferença entre amida e amina é que a amida tem bola e a amina não tem bola.
Na amida, podemos identificar:
diamida
Note que a primeira amida a ser sintetizada em laboratório foi a ureia ou diamida (CO(NH2)2). ... Por fim, as amidas são compostos encontrados nas fases líquida ou sólida e muito importantes na produção de detergentes, fertilizantes, polímeros, medicamentos, nylon, dentre outros.
As amidas estão presentes em nosso organismo de diversas formas, como nos aminoácidos e na ureia. Elas são utilizadas na indústria para a produção de medicamentos, plásticos e suplementos alimentares para animais.
c) Amida dissubstituída É a amida que não apresenta nenhum hidrogênio ligado ao nitrogênio do grupo funcional, já que todos eles foram substituídos por radicais orgânicos.
O grupo da amida não-substituída é assim chamado quando dois hidrogênios estão ligados diretamente ao nitrogênio. A nomenclatura do grupo é a seguinte: prefixo + infixo + amida. O segundo grupo, chamado de amida monossubstituída, é formado quando um radical ou cadeia carbônica substitui um hidrogênio.
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente ...
3)Quando falamos de características das ligações de hidrogênio que a água forma, qual das alternativas seguintes é verdadeira? O a) Elas são fixas, raramente se desfazem. ... Ocorrem pela ligação entre o hidrogênio de uma molécula com o. oxigênio de outra.
Nas moléculas de DNA e RNA, as cadeias de nucleotídeos são ligadas por pontes de hidrogênio. Aqui, a interação ocorre nas bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina, uracila e citosina), que se juntam umas às outras para formar os pares. Nesse caso, o nitrogênio e o oxigênio de uma se ligam ao hidrogênio da outra.