Um triângulo é conhecido como acutângulo quando os seus três ângulos são agudos, ou seja, menores que 90º.
A área de um triângulo é a quantidade de plano que esse polígono ocupa no espaço onde é definido. Dessa forma, a área é um número que está relacionado à quantidade do plano ocupada pela figura geométrica. Quando maior a área da figura, maior o espaço que ela ocupa e vice-versa.
Triângulo acutângulo: todos os ângulos internos são agudos, isto é, as medidas dos ângulos são menores do que 90º. Triângulo obtusângulo: um ângulo interno é obtuso, isto é, possui um ângulo com medida maior do que 90º. Triângulo retângulo: possui um ângulo interno reto (90 graus).
O triângulo pode ser classificado segundo seus ângulos internos. Triângulo retângulo: tem um ângulo que mede 90º. Obtusângulo: tem um ângulo maior que 90°. Acutângulo: Tem todos os ângulos menores que 90°.
De maneira resumida, temos que em um triângulo ABC cujos lados medem a, b e c, sendo a o maior lado temos que: 1) Se a² = b² + c², então o triângulo é retângulo. 2) Se a² > b² + c², então o triângulo é obtusângulo.
A soma das medidas de dois lados de um triângulo é sempre maior que a medida do terceiro lado (critério de existência de um triângulo); A medida de um ângulo externo de um triângulo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não adjacentes a ele; O maior lado de um triângulo opõe-se ao seu maior ângulo.
O perímetro do triângulo corresponde a soma de todos os lados dessa figura plana. Lembre-se que o triângulo é um polígono (figura plana e fechada) que possui três lados. Assim, para calcular o perímetro do triângulo basta somar as medidas de seus lados.