Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.
Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...
Há quatro mecanismos de lesão primária relacionados ao trauma raquimedular: o impacto associado à compressão persistente ocasionada por ruptura do disco intervertebral, fragmentos ósseos e fraturas com deslocamento, que são mecanismos bastante comuns; impacto associado à compressão transitória, como nos casos de ...
O reflexo bulbocavernoso (S2 a S4) ocorre a partir do toque no clitóris que estimula a contração dos músculos isquio e bulbocavernoso. A palpação abdominal é realizada para a investigação de aumento significati- vo do volume renal e bexiga palpável.
Transecção da medula Uma obstrução na medula faz com que suas funções e reflexos medulares percam as descargas contínuas das fibras nervosas, provocando o choque espinhal. Cortes transversais na região cervical provocam paralisia dos membros superiores e inferiores, alem de músculos, condição chamada tetraplegia.
Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos.
- Neurônio motor; - Sinapses; - Órgão efetuador. O conjunto dos elementos acima é chamado de arco reflexo.