O diagrama de dispersão é conhecido como uma das principais ferramentas da qualidade que podem ser utilizadas por uma empresa. Trata-se de uma representação gráfica que analisa a relação entre duas variáveis quantitativas — uma de causa e uma de efeito.
Gráfico de Dispersão são utilizados para pontuar dados em um eixo vertical e horizontal com a intenção de exibir quanto uma variável é afetada por outra. ... Se aplicado quando uma análise é criada, o gráfico de dispersão pode exibir informação adicional em linhas de referência ou em diferentes tipos de curvas.
O Diagrama de Dispersão é usado para analisar a relação entre duas variáveis e em que intensidade a mudança de um dado impacta outro dado.
No Diagrama de Dispersão, podemos ainda analisar se a correlação é forte ou fraca: Forte: quanto maior a correlação entre as variáveis, maior será a proximidade dos pontos, ou seja, estarão menos dispersos. Fraca: quanto menor a correlação entre as variáveis, mais dispersos estarão os pontos.
Um gráfico de pontos é um gráfico que mostra os dados usando uma reta numérica. Para criar um gráfico de pontos, comece desenhando uma reta numérica que inclua todos os valores do seu conjunto de dados. Em seguida, coloque um X (ou um ponto) por cima de cada valor dos seus dados na reta numérica.
Os dados para um único ponto deve ser colocado em células adjacentes. Arraste o mouse para destacar todas as células que contêm os dados introduzidos . Clique na guia "Inserir" e , em seguida, clique no botão " Line" no grupo Gráficos . Selecione o tipo de gráfico de linha que atende a sua preferência.
=SE(D4=MÁXIMO(D4:D9);D4; Essa função informa que se D4 (célula da coluna Qtd anterior a coluna Máx / Mín) for igual ao MAIOR intervalo selecionado (todos os valores das coluna Qtd), então ele mesmo deve aparecer como resultado. Essa fórmula corresponde ao resultado Máximo.
Veja uma maneira rápida de classificar dados em linhas ou colunas:
Destacar o maior / menor valor em cada linha ou coluna
Calcular o menor ou o maior número em um intervalo
Assim como na função MAIOR, quando usamos a função MENOR no Excel também é preciso estar atento com os seguintes pontos:
Primeiramente, precisamos identificar qual foi o menor preço ofertado e para cada produto. Para tanto, vamos utilizar a função MÍN(). No Excel 2003, a função correspondente é a MÍNIMO(). Com isso, descobrimos que o menor valor ofertado para o Produto A foi 1.
Funções maior e menor para fazer ranking no Excel
Para usar o recurso da aba de preenchimento é só clicar e arrastar o ícone até onde deseja preencher, sejam 10, 20 células, ou até mais. Veja que no momento em que você está arrastando a seleção, o Excel já vai lhe dando uma prévia dos valores que serão inseridos. Solte e veja como fica.