O fluxograma é uma ferramenta da qualidade utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento e tornando a descrição do processo mais visual e intuitiva.
Fluxograma nada mais é do que uma maneira de representar um processo por meio de um desenho. Ou seja, é uma forma simples e fácil de identificar o fluxo com que as atividades acontecem, nele cada passo de um processo é representado por um único símbolo que possui uma resumida descrição.
Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. É uma ferramenta de documentação do processo permitindo entender de forma rápida o funcionamento do processo.
Um fluxograma é um diagrama ou uma representação esquemática de um processo ou de uma sequência de ações executáveis que visam obter uma solução para uma questão determinada. ... Existem vários tipos de fluxograma e cada um deles é divido de diferentes formas.
Em resumo, o fluxograma é apenas o nome dos ícones que você utiliza para representar. Já o diagrama é o nível de detalhes que você vai desenhar.
O diagrama de blocos ou fluxograma é uma forma padronizada eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento (algoritmos). ... O fluxograma é uma ferramenta usada e desenvolvida pelos profissionais de análise de sistemas, bem como, por alguns profissionais de Organização, Sistemas e Métodos.
6 passos para fazer um diagrama de processo de negócio
Como fazer um diagrama
O que é o Levantamento de Processos? O levantamento de processos tem como objetivo extrair o conhecimento dos executores ou da documentação sobre a forma como os processos são executados no dia a dia da empresa.
A seguir elenco as etapas gerais para mapear seus processos de negócios:
Como mapear processos passo a passo
O objetivo do mapeamento de processos com fluxograma é fazer a análise inicial de um processo ou dos processos em uma empresa, para definir o estado atual do fluxo de tarefas e entender se estão de acordo com os objetivos do negócio e o planejamento estratégico definido pela alta gestão.
Esse é um instrumento gerencial e comunicativo que visa a melhoria dos processos internos adotados na empresa. Por isso, abrange metodologias e atividades praticadas diariamente. O objetivo do mapeamento é detalhar todo o funcionamento da empresa e estruturá-lo em uma documentação coesa e organizada.
O mapeamento consiste em entender e/ou identificar o fluxo de atividades de um processo. É um modo de comunicação. Ele tem como objetivo dar auxílio à empresa para que ela possa enxergar os seus processos de negócio, de controle e de apoio.
Esse mapeamento trás benefícios como eliminação de tarefas desnecessárias, reduz atrasos e custos, automatiza rotinas, esclarece os papeis de cada um dentro do processo, agiliza mudanças nos processos, padroniza as melhores práticas de produção, entre outros.
Cada elemento em um mapa do processo é representado por um símbolo de fluxograma específico. Juntos, eles representam o que chamamos de símbolos de mapeamento de processo: Os ovais mostram o começo ou o final de um processo. Os retângulos mostram uma operação ou atividade que precisa ser feita.