Equipamentos ESD ou antiestáticos são produtos desenvolvidos com o propósito de auxiliar na proteção e manutenção dos componentes e equipamentos em consertos assim como na proteção do operador, evitando eventuais descargas eletrostáticas.
Outra causa de danos por ESD é através de indução eletrostática . Isso ocorre quando um objeto eletricamente carregado é colocado perto de um objeto condutor isolado da terra . ... Um evento ESD pode ocorrer quando o objecto entra em contacto com um caminho condutor .
Uma descarga eletrostática, ou ESD, ocorre quando há uma transferência de cargas elétricas entre corpos que possuem diferentes potenciais eletrostáticos. Essa descarga também pode ocorrer quando os corpos estão muito próximos ou quando estão em contato direto.
Embora os resultados de descarga eletrostática ESD pareçam muito altos, eles geralmente passam despercebidos. A menor descarga eletrostática que pode ser sentida é de cerca de 5kV, e mesmo assim essa magnitude de descarga pode ser sentida apenas em algumas ocasiões.
ESD (Electrostatic Discharge, descarga eletrostática) é a descarga repentina de eletricidade estática para o solo. Componentes sensíveis, como unidades de disco ou unidades de estado sólido de desktop ou notebook, podem ser danificados se estiverem no caminho da corrente quando a descarga ocorrer.
A eletricidade estática é gerada pelo atrito do colchão com o corpo. Ela, por sua vez, eleva a produção do hormônio cortisol. O cortisol é muito importante no nosso dia a dia, especialmente para lidarmos com situações de pressão, mas é prejudicial ao sono.
O que são as descargas elétricas A descarga elétrica provocada pela diferença de potencial entre duas porções de matérias (terra ou nuvem) ioniza o ar em um percurso criando um plasma que emite radiação eletromagnética. Parte dessa radiação é emitida em forma de luz, a esse fenômeno denominamos o nome de relâmpago.
Como evitar acidentes com descargas elétricas
O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.
Para se proteger, evite permanecer em locais muito abertos ou andar com meios de transportes sem coberturas, como motos e bicicletas. Não fique perto de tomadas, nem use aparelhos eletrônicos ligados à elas e não carregue objetos metálicos.
Queda de raios: Como proteger os seus equipamentos?
Existem algumas maneiras de proteger os dispositivos eletrônicos. Para usuários domésticos, é possível usar estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks. Para o caso de empresas, tanto de pequeno como de grande porte, o uso de nobreaks mais parrudos e até de geradores de energia se fazem necessários.
Se você desligar sua TV da tomada não vai estragar nada, contanto que seja apenas de vez em quando, mas se ficar fazendo isso com muita frequência, aí sobem as chances de aparecer alguma coisa.
Vale lembrar ainda que todo aparelho eletrônico tem uma vida útil. Para as televisões, esse número pode variar de cinco a dez anos de uso.
Se o desligar enquanto o indicador de alimentação estiver aceso ou intermitente, pode perder ou corromper dados e poderá danificar o sistema.
O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.
muita das vezes ao retomar a energia, o transformador joga na rede uma tensão de voltagem alta, ocasionando queima de placas na tv, ou outros aparelhos. O filtro de linha as vezes consegue não deixar passar, mas as vezes acontece de passar por ele e queimar.
Televisores desligados, mas conectados à tomada, podem gastar até 13 watts por dia, mais que laptops conectados a carregadores (7,1 watts), roteadores sem fio (5,5 watts) e telefones sem fio (2,2 watts).
Seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV