Reforçamento positivo: processo operante em que apresentação de um estímulo conseqüente (reforçador), aumenta a freqüência de uma resposta. Relação funcional: efeito de uma contingência, onde a ocorrência de um evento afeta a ocorrência do outro (relação se... então...).
abs·tra·ir |a-í| 1. Separar mentalmente uma parte de um todo para a considerar independente das outras partes.
Procure um hobby, encontre amigos ou pratique um esporte de que goste muito. Fazer algo prazeroso é a melhor técnica para não pensar nos problemas. Evite assuntos tensos ou novas situações complicadas. Procure algo para se divertir e acalmar a mente.
Abstração é um estado de alheamento do espírito, é ficar fora de si, é um devaneio, é afastar o pensamento, é se abstrair. Por extensão é a falta de atenção, a distração e a desatenção. A locução “fazer abstração de” significa não levar em consideração, não dar importância, não dar crédito, não fazer deferência.
Abstração é o processo de identificar as qualidades ou propriedades importantes do problema que está sendo modelado. Através de um modelo abstrato, pode-se concentrar nas características relevantes e ignorar as irrelevantes.
Níveis de abstração de banco de dados
A redundância controlada é uma técnica cuja utilização vem ganhando espaço em bancos de dados relacionais, principalmente em bases de dados que atendem sistemas online em que há tendência de grande volume de leituras e baixo número de operações de escrita.
1a Questão (Ref.: Que funcionalidade dos sistemas de banco de dados permite prevenir a possibilidade de inconsistência dos dados, a duplicação de esforço para manter os dados atualizados e o desperdício de espaço de armazenamento? Compartilhamento de dados. Capacidade de backup e recuperação de dados.
Na redundância controlada de dados o software busca trabalhar essa redundância de maneira a manter uma sincronia. Na redundância não controlada de dados, o software não tem conhecimento da redundância e o próprio usuário precisa cuidar da sincronia.
Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD que está sendo usado. Em um SGBD relacional, os dados estão organizados na forma de tabelas.
Estrutura de banco de dados: os blocos de construção de um banco de dados. ... Dentro de um banco de dados, os dados relacionados são agrupados em tabelas, cada uma das quais consiste em linhas (também chamadas tuplas) e colunas, como uma planilha.
Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Com dados, queremos dizer fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito. De forma direta e simples, podemos dizer que um banco de dados é uma coleção de dados.
O primeiro sistema de banco de dados construído baseado nos padrões SQL começaram a aparecer no início dos anos 80 com a empresa Oracle através do Oracle 2 e depois com a IBM através do SQL/DS, servindo como sistema e repositório de informações de outras empresas.
São objetivos usuais de bancos de dados: Facilitar o fornecimento de informações aos usuários de um sistema. Organizar dados que um sistema utiliza. Controlar o armazenamento e a recuperação de dados.