Efeitos antiandrogênicos são os que melhoram a pele, diminuindo espinhas e oleosidade, como também a diminuição dos pêlos. Em geral, os anticoncepcionais hormonais combinados possuem esse efeito.
Os novos anticoncepcionais orais considerados isentos de atividade androgênica (favorecendo uso em hirsutismo) e com ação antimineralocorticóide (reduzindo aumento de peso, edema, dor e intumescimento das mamas e outros efeitos da tensão pré-menstrual) mostraram eficácia igual à dos mais antigos.
Exceto pelo Linestrenol, as outras duas progestinas também podem ser encontradas em anticoncepcionais tradicionais, junto com estrogênio, como são os casos do Mesigyna (estradiol + noretisterona) e do Femina (etinilestradiol + desogestrel), por exemplo.
Os estrogênios são usados em combinação com progestagênios e em contraceptivos hormonais combinados, como a pílula, o adesivo e o anel. Mas o hormônio que impede a gravidez é, na verdade, progestagênio – ele suprime a ovulação e inibe a secreção de muco fértil e elástico (19, 20).
Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:
Como aumentar os níveis de progesterona naturalmente
Cansaço, baixa libido e outros sinais que indicam hormônios desregulados
O que é o Descontrole Hormonal? Descontrole hormonal, ou distúrbio hormonal, é um tipo de doença caracterizada pela irregularidade na produção de hormônios, especificamente os femininos, no caso das mulheres. Essa produção pode ser abaixo ou acima do necessário, já que podem existir problemas de ambas as formas.
Aqui vou falar um pouco sobre alguns deles: