Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.
EMULSIFICAÇÃO pode ser definido como a operação em que dois líquido imiscíveis são intimamente misturados, onde um líquido seja ele disperso descontínuo e a fase interna se tornando em gotas ou glóbulos dispersos em outro líduido disperso contínuo ou a fase externa.
Nos sorvetes e cremes, o emulsificante produz uma sensação de maior maciez ao paladar, além de produzir um derretimento mais lento. O acréscimo do ingrediente cria uma textura espumosa, com leveza, porém mantendo certa firmeza na densidade do produto final.
O emulsificante pode ser de origem: Natural, como a clara de ovo que contém o fosfolipídeo lectina, o qual estabiliza a emulsão de glicerol; Ou de origem sintética, que são produzidos a partir de monoglicérides de glicerol.
As emulsões podem ser pastosas ou líquidas, como as loções, destinadas ao uso externo ou interno, devendo ser sempre agitadas antes do uso.