O tifo aviário é mais frequentemente encontrado nas galinhas. Os sintomas apresentados pelos animais doentes são a anemia com cristas e barbelas pálidas ou arroxeadas e dependendo do órgão lesionado pelo tifo pode causar apatia, penas arrepiadas, anorexia, diarreia amarelo-esverdeada e febre.
A Colibacilose é considerada como uma doença secular, mas que continua causando prejuízos econômicos para avicultura. Dentre os vários patógenos de importância nas aves, a Escherichia coli é uma das principais causadoras de infecções, podendo atuar como agente primário ou secundário.
Diferentes grupos antimicrobianos foram utilizados para o tratamento do Mycoplasma gallisepticum em aves de corte, porém, sua eficácia tem se reduzido devido ao desenvolvimento de cepas do M. gallisepticum com distintos níveis de resistência a diferentes antimicrobianos como: Tilosina. Eritromicina.
O tratamento é feito com antibiótico e soroterapia. Mais importante que o tratamento é a prevenção, que consiste em alimentar bem os animais, evitar aglomerações, utilizar instalações adequadas, limpas e secas, impedindo animais de idades diferentes no mesmo lote.
Sulfaquinoxalina Vansil é indicado para a profilaxia e tratamento da Coccidiose em aves de produção e ovinos. Controla Eimeria tenella, E.