Significado de Duração Espaço de tempo que dura uma coisa: a duração de uma aula. Qualidade do que dura, do que permanece ou se conserva; durabilidade: um produto de muita duração. Tempo contínuo e indefinido; continuidade de tempo que não se consegue determinar: duração da vida.
A duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. É a característica que revela o tempo de emissão de um som. Depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz.
Como ler os tempos da partitura na prática
Atualmente são usadas 7 figuras. Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Fonte: Adaptado de “Teoria da Música”, de Bohumil Med – 4ª ed. (1996).
As figuras de duração, ou figuras de valor musical são separadas em dois grupos. O grupo de valores positivos organiza os símbolos que representam o som, enquanto o grupo de valores negativos organizam os símbolos que representam silêncio.
Figuras musicais - Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. ... As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.
A semibreve vale 4 tempos, e por isso basta apenas 1 figura para ocupar todo o compasso. Já a MÍNIMA vale 2 tempos. Então podemos colocar as 2 figuras de mínimas dentro do mesmo compasso, assim somadas teremos 4 tempos. Então 2 mínimas equivalem a 1 semibreve.