Substantivo primitivo e derivado Se o substantivo primitivo é o original (o primeiro), então o substantivo derivado é aquele que deriva do primitivo, isto é, ele provém do substantivo primitivo.
As palavras que não são originárias de outras são consideradas substantivos primitivos: "casa", "livro", "folha", "pedra", "carta", "dente", "chuva", "sapato".
Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo. regressiva (o sufixo é retirado do substantivo primitivo); ... imprópria (o substantivo se origina de palavra não substantiva).
Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: ... florista (do substantivo primitivo flor) homenzarrão (do substantivo primitivo homem)
ListaEditar
frota
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Coletivo de plantas no geral é flora.
Significado de Planta substantivo feminino [Botânica] Aspecto comum dos seres vivos pertencentes ao reino Plantas, definido pela presença de celulose e clorofila, pela capacidade de fazer fotossíntese e ausência de movimento; vegetal.
Substantivos coletivos
arquipélago
Um arquipélago é um conjunto de ilhas ou ilhéus próximos uns dos outros.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas espalhadas pelo oceano.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras.
Entende-se por ilha qualquer porção de terras emersas cercada de água por todos os lados. É claro que todas as terras emersas estão sempre cercadas pelas águas dos oceanos, mas, para caracterizar uma ilha, é preciso não apresentar dimensões continentais.
As ilhas coralíneas, como o próprio nome indica, são formadas de recifes de corais. É um tipo de formação menos comum. Seu desenvolvimento ocorre quando recifes de corais fixam-se sobre rochas submersas. Nessas rochas, os corais depositam os seus esqueletos e dão origem às chamadas rochas coralíneas.
Tem mais depois da publicidade ;) É importante entender que, para ser uma ilha, é preciso que a água que está em sua volta seja do mesmo tipo. ... Dessa forma, além das ilhas oceânicas – cercada pela água dos mares –, existem também as ilhas fluviais, que são aquelas cercadas pela água doce.
O Brasil possui cinco ilhas verdadeiramente oceânicas, localizadas entre 250 a 1.
O solo do fundo do mar é cheio de pontos quentes, locais em que o magma do interior da Terra pressiona a superfície do fundo do mar, formando vulcões. Esses vulcões no solo marítimo entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma uma ilha.
As ilhas oceânicas são cumes de vulcões submersos. Elas se formam quando um vulcão entra em erupção nas profundezas do oceano. ... Fazem parte do Brasil ilhas oceânicas distantes do litoral, como as que formam os arquipélagos de Fernando de Noronha, dos Abrolhos e de São Pedro e São Paulo, todas no oceano Atlântico.
A origem das caldeiras está relacionada à rápida efusão de magma em eventos, geralmente explosivos, provocando esvaziamento da câmara(s) magmática do sistema vulcânico o que provoca o colapso de toda a estrutura acima da câmara. A rápida ascensão e descompressão do magma torna as efusões muito explosivas.
Ilhas continentais e ilhas oceânicas As ilhas são oceânicas quando não têm ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: À ilhas coralíneas (atol); À ilhas vulcânicas.